quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Insensatez

 Fiquei o dia todo sem saber o que falar; como poderia alguém focado como eu me autosabotar? 


Foi um pensamento que me acompanhou o dia inteiro. Ao me enxergar como alguém que busca padrões moralmente superiores, apenas hoje eu menti, procrastinei e deleguei tarefas importantes para depois, inclusive essa crônica.

Até aqui eu só fui babaca, mas sei que nos próximos dias vou me culpar, fazer algo para me sentir redimido e continuar sem culpa, até o momento em que esquecer da consciência que tive sobre isso e repetir a mesma coisa de um jeito diferente. É como tem acontecido nos últimos anos.

Estou sempre me perguntando: realmente mudei ou, para me enganar, estou sempre me reinventando? 

Eu odeio meus fracassos na luta contra mim mesmo, mas nunca paro de protagonizá-los. Meu vício é, comigo mesmo, ser otário.

Não é para ser um texto bonito. Só sincero e cansado. Sou sempre disposto pelos outros, mas a mim mesmo sou ingrato. Tenho medo de acabar sendo mal visto ou apenas ignorado, mas não terei medo de ser revelado. Espero que isso não me deixe severamente manchado. 

Com cansaço e, às vezes, revoltado...

Papoula Popular.

18 comentários:

  1. Eu senti o impacto de suas palavras, e certamente sua revolta e seu cansaço, eles estão bem evidentes. Parece para mim que você as vezes mente para si mesmo, posso estar enganada, mas acredito que seria bom para você simplesmente parar para analisar a si mesmo. Sem remorsos, sem culpa, só se enxergar. Enxergar o que te incomoda sobre si mesmo para que você possa trabalhar nisso ou simplesmente aceitar, auto consciência é bem importante. Enfim, talvez eu esteja sendo intrometida e inconveniente e você não esteja interessado em conselhos de uma anônima, de qualquer forma, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rainha do Caos. Sua gentileza é palpável e envolvente como um edredom macio. Pode acreditar que aprecio seus conselhos e vou levá-los ao coração. Conselhos são sempre bem-vindos, ainda mais de alguém que se importou o bastante para dar um.

      Excluir
  2. Senti tanta verdade a partir das suas palavras, deu pra ver o quanto você precisava desabafar sobre as suas questões. Acredito que é muito importante nos valorizarmos, porque ninguém mais faria isso pela gente e nem deveríamos esperar isso dos outros. O amor próprio vem e com ele você aprende a se entender e a se respeitar muito mais... Como a Rainha do Caos disso, eu não quero me meter nas suas questões mas sei que essa prática, ainda que demorada e pesarosa, terá um efeito muito importante na sua vida. De qualquer forma, te parabenizo pelo seu texto e por conseguir ser tão transparente em relação aos seus sentimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso da mesma sinceridade do texto para te agradecer pelas palavras bondosas. Acredito no amor como força motriz que leva ao caminho da aceitação de tudo o que há para se entender, seja em so mesmo ou em outrem, e sua afirmação sempre estará em minha memória como um dos felizes momentos em que conheço uma visão semelhante em mais alguém, pois assim sei que é um caminho trilhado por outros. Obrigado, Cida da Rocha!

      Excluir
  3. Admiro a sinceridade do seu texto, sem medo nenhum de ser transparente, apenas cansaço e verdade! Assim como as meninas já falaram, olhe pra si, reflita sobre si e tenha a disposição que tem com os outros consigo, pra lidar com você e fazer por você! Parabéns pelo texto, Papoula!

    ResponderExcluir
  4. Me identifico bastante com seu texto. Eu sempre estou cansada para estudar, porém, para ajudar alguém, sempre estou disponível. É bem chato se sentir "babaca" como você mesmo disse, mas é complicado. Existe todo um processo para aprendermos a nos priorizar.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu texto, Papoula Popular! Me identifiquei bastante com ele. Precisamos de muito autoconhecimento para aprendermos a nos valorizar e priorizar. Não tem sido fácil, é um processo bastante árduo. Muita força!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela coragem, viu? As vezes é impossível escrever um texto com pelo menos uma sombra de otimismo quando tudo o que a gente sente é justamente o oposto, só um borrão preto. Te digo que a tua crônica e a do Heleno estão um pouco ligadas quando os dois deixam por encargo enfrentar tudo depois. Mas isso não é ruim não, da um tempo pra si, mas depois reage, viu? Reage. Gostei da forma como rimou essas palavras e como encaixou todas elas.

    ResponderExcluir
  7. Amei seu texto, é perceptível como você descarregou todos seus sentimentos nele e ainda assim o construiu de uma forma linda. Espero que consiga reconquistar seu autovalor e aprenda a se priorizar mais! Fica bem :)

    ResponderExcluir
  8. Seu texto é incrível e também senti muita sinceridade nele. Tente descansar um pouco!

    ResponderExcluir
  9. Admiro demais a sinceridade que você coloca nos seus textos e fico feliz que confia em nós pra fazer esse desabafo <3. Não se cobra tanto, Papoula, você não é um otário.Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas me identifico muito com você quando diz que é ingrato a si mesmo, e sei como isso pode fazer mal. Sem querer me intrometer também, concordo com a Rainha e a Cida, no final do dia você só tem você mesmo e suas questões, portanto, é bom aceitar suas partes boas e ruins, e entendê-las como parte do processo de crescer e evoluir. Espero que fique bem <3

    ResponderExcluir
  10. É admirável sua forma de se expressar e de ser sincero, fica bem viu :) Xoxo

    ResponderExcluir
  11. Suas palavras foram muito sinceras, desabafando e se abrindo com a gente. Gostei da parte final, parece que tudo rimou. Você reconhece seus erros e sabe no que precisa mudar, seja paciente consigo mesmo e acredite no processo, no final vai dar tudo certo! Estamos aqui com você, fique bem <3

    ResponderExcluir
  12. Palavras pesadas, Papoula. Sentir esse cansaço é natural, todo e cada ciclo requer nosso limite e ao fim dele o peso é algo recorrente.

    ResponderExcluir
  13. Senti que seu texto é muito sincero. Espero que você fique bem e consiga ganhar suas próprias batalhas, é um processo.

    ResponderExcluir
  14. Não sei se era pra sair rimas, mas saíram. Tomara que você consiga se entender e se cuidar, no fim, é você por você.

    ResponderExcluir
  15. Achei seu texto muito sincero, Papoula! Espero, de verdade, que você consiga se cuidar e se livrar aos poucos dessas autossabotagens. <3

    ResponderExcluir