quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

O anseio pela luta

 Washington Quaquá, um homem que já viu a pobreza e a fome de perto, sente como se fosse nele quando vê alguém passando necessidade e não deixa de ajudar ao próximo quando pode. Ele é um homem de aparência simples, porte médio e um coração gigante, ainda que o mascare, apresentando apenas uma personalidade forte que às vezes pode ser confundida com arrogância, mas não é esse o caso.

Washington vê em Che Guevara um pouco dele, é como se vivesse e ardesse uma parte de Che na essência de Washington. Enquanto os jovens da sua época sonhavam em serem cantores ou jogadores de futebol, Washington era diferente. Ele queria ser um revolucionário, queria fazer a diferença no mundo e deixar a sua marca.

 E ele é doido por isso, é como se essa parte de Che nele fosse a que mais sente orgulho e a que mais o define. Talvez, com o decorrer do seu amadurecimento, ele não se identificasse com ninguém. Quem poderia o representar? Entendê-lo?  Seus pais nunca fizeram isso por ele, mas nada disso o impediu de ingressar na vida política desde seus 13/14 anos de idade.Em ambos os casos, é possível perceber um anseio por mudança e uma necessidade por justiça.

A luta, este é/era o combustível de ambos e é o que os faz/fazia se sentirem vivos


Cida da Rocha

7 comentários:

  1. Cida estou impressionada que seu texto trouxe um olhar de quem observou a trajetória de perto. Citou conflitos, anseios e a conexão entre as duas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Cida, eu adorei a analise do Quaquá e a relação dele com o Che, porém, faltou mais informações sobre o Che.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do fato de relatar as similaridades, apesar de ter faltado um pouco aprofundar as informações do Che Guevara.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Cida, amei! Adorei a forma como abordou, o olhar que utilizou, tudo!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto! Ficou muito interessante a parte que você faz essa comparação entre os dois, acho que você poderia acrescentar algumas fontes para dar mais credibilidade ao que você disse. Mas de resto adorei!

    ResponderExcluir
  6. Cidinha que texto perfeito. Essa expressão da relação entre as duas pessoas foi muito boa, você teve um bom olhar para a proposta dessa semana!

    ResponderExcluir
  7. Cida você explorou muito bem o tema e fez uma crônica perfeita!! Parabéns <3

    ResponderExcluir