quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Autossabotagem

 Autossabotagem, essa é uma palavra que eu conheço bastante. Acho que quase todos os dias essa palavra entra em ação na minha vida, seja direta ou indiretamente. Para escrever melhor sobre isso, pesquisei um pouco sobre os diferentes tipos de autossabotagem e descobri que existem 6 principais categorias, mas só vou falar sobre duas aqui( já que acredito que sejam as que eu mais me identifique).

    Culpabilidade: Frequentemente, eu me culpo se algo de errado acontece em minha vida, claro que existem certas coisas que eu realmente apresento culpa e, se eu mudasse algumas ações, eu poderia evitar aquilo. Entretanto, outras são acontecimentos totalmente imprevisíveis e não dependem de mim para acontecer. O problema é que na minha mente, eu poderia ter sido melhor e acabo me auto cobrando demais por isso. Dessa forma, uma das consequências que isso me causa é a grande ansiedade que sinto quando penso sobre o assunto e o sentimento de culpa que demora dias para ir embora.
     Medo: Acho que esse tipo de autossabotagem é a que eu mais prático. São diversas as ocasiões em que eu queria falar e expressar minha opinião sobre algo, mas acabo me contendo muitas vezes por pura vergonha ou medo do que os outros possam pensar de mim. Como consequência dessa vergonha e preocupação, eu acabo não acreditando tanto no meu potencial e me diminuindo. Por exemplo, eu tenho muito interesse na área de jornalismo de entretenimento, meu sonho é entrevistar artistas em premiações, porém por sentir esse constrangimento de me abrir um pouco mais, eu começo a pensar que nunca vou ser capaz de conseguir que esse sonho um dia possa se tornar realidade. Ademais, essas inquietações começam a afetar minha autoestima, já que começo a ficar muito insegura com a minha personalidade e aparência.
      Apesar de tudo isso, acho que tenho melhorado bastante com o tempo e talvez um dia eu consiga deixar de me auto sabotar tanto. Enquanto isso, vou buscar me conhecer melhor e confiar mais em mim de agora em diante. E mudando completamente de assunto, gostaria de dizer que gostei muito de fazer e ler as crônicas durante esses últimos meses, acho que consegui aprender bastante e conhecer visões diferentes sobre vários temas, com certeza vai deixar muitas saudades! Além disso, espero que você que esteja lendo isso conquiste tudo que deseja nessa vida e que nunca deixe ninguém dizer que você não é capaz de realizar alguma coisa! ( Fui meio coach agora? Sim, mas eu realmente espero isso kkkk) Enfim, até semestre que vem!

                      Beijos, 
                          Mya Dawn Cullen

8 comentários:

  1. Oi, Mya! Gostei muito do jeito que você abordou o tema, achei bem diferente. Já quanto ao parágrafo sobre o medo eu já não curti muito porque me senti ofendida já que passo pela mesma coisa (brincadeira, viu, seu texto tá ótimo). Enfim, ainda bem que você tem melhorado! Até o semestre que vem!!!

    ResponderExcluir
  2. Myaaa, seus textos sempre passam tanta verdade que a única coisa que eu sinto vontade de fazer é te abraçar e te colocar em um potinho :(( Tenho certeza de que você é linda por dentro e por fora, nunca se sinta diferente disso e NUNCA deixe alguém fazer você se sentir diferente disso também. Você é mais forte do que imagina <3 :)

    ResponderExcluir
  3. Mya, primeiro, parabéns pelo texto! É algo admirável você ter pesquisado sobre tipos de autossabotagem. O medo é o pior de todos, eu acredito.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! A sua pesquisa e informações acrescentaram muito. Também adorei ler as crônicas de todos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Mya, que texto mais lindo!! Tenho a certeza mais absoluta de que você é incrível e conseguirá alcançar todos os seus objetivos. Nunca deixe alguém te dizer o contrário! Um dia verei você entrevistando famosos em premiações e estarei te aplaudindo de pé. <3

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Texto excepcional!!! Até o semestre que vem!!!

    ResponderExcluir
  7. Mya, parabéns pelo texto! Ficou ótimo! Você é mais do que capaz de atingir seus objetivos, não deixe ninguém te dizer o contrario!

    ResponderExcluir
  8. Mya que texto ótimo e completo!Gostei muito que você pesquisou os tipos de sabotagem, e temos que conhecer os inimigos para enfrentá-los né <3 Até semestre que vem!!!

    ResponderExcluir