quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Minto acima de tudo

 Você conhece Jair Messias Bolsonaro? Se vive no Brasil, infelizmente conhece até demais, não é mesmo? Um homem branco, hétero, rico, pai de cinco, paulista de 66 anos, que já está há 3 anos completos atuando como presidente do nosso país — atuando mesmo, pois parece que só finge, já que não faz nada — e durante esse tempo pudemos aprender um pouco mais sobre sua personalidade (que, sinceramente, preferíamos não ter aprendido).


O nome Jair tem origem a partir do hebraico Ya’ir, que significa "iluminado por Deus".

Messias vem do hebraico meshiha, que significa “o ungido”, derivado de mashah, que quer dizer “ungir”. Foi o título dado a Jesus, o salvador esperado pelo povo judeu. 

O sobrenome Bolsonaro… na verdade não se tem certeza do que significa, apenas se sabe que é italiano e surgiu a partir do original "Bolzonaro" (com z).

Ou seja, o nome de nosso presidente quer dizer "iluminado por Deus; o ungido", o que deve ser ótimo para ele, que tanto diz "Deus acima de todos" e que tem tantos bolsominions que o consideram o salvador da pátria.

Porém, para o povo brasileiro que pensa direito, acho que o presidente está mais para o significado de seu sobrenome "Bolsonaro", não é? Afinal, meio que não significa nada, já que não se tem certeza de nada a respeito de sua origem, apenas que é um nome italiano. Nada, assim como o que ele tem feito no poder (além de falar besteiras).


Besteiras essas inclusive que nos permite adotar alguns adjetivos para descrevê-lo: Machista, racista, homofóbico, desaforado, arrogante, incompetente, grosseiro, insensato, covarde, inconveniente, assassino.

Sim, são muitos adjetivos ruins e até tentei incluir "sincero" na lista, mas simplesmente não dá, pois a sinceridade do presidente só aparece nos piores momentos, como quando é para falar barbaridades do tipo “Eu jamais ia estuprar você porque você não merece” ou “O erro da ditadura foi torturar e não matar”, e nas horas que sua sinceridade deveria de fato aparecer, ele escolhe a mentira, como fez ao dizer que "Na Amazônia, tivemos uma redução de 32% no desmatamento no mês de agosto, quando comparado a agosto do ano anterior" e "Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea", ambas ditas na 76ª sessão da Assembleia Geral da ONU.


Desde sua candidatura em 2018, ele vem proferindo palavras de ódio e discursos absurdos, que geram desconforto em qualquer ser humano que tenha o mínimo de bom senso, e mesmo assim, é seguido por seus minions, que espalham ainda mais essas mesmas palavras de ódio e muita fake news por aí. Os mesmos minions que são diariamente prejudicados pelas atitudes dele, mas estão cegos demais para enxergar as mentiras ditas por ele e a indiferença que ele tem pelo bem-estar do povo brasileiro.

É como diz na música dos Detonautas:

"Do topo da pirâmide acham graça de nós e você aí pensando que faz parte desse jogo

É o peão de tabuleiro que carrega nas costas

Endeusando personagens que te fazem de bobo"


Bem que gostaríamos de não conhecer esse ser humano.



Espelho Fragmentado

9 comentários:

  1. Interessante a ligação que fez dos privilégios do presidente, junto ao significado do seu nome. Isso ilustra que o seu governo sempre foi direcionado apenas para alguns. Citar também seus traços mas fortes, ou como o professor fala "os instintos que eram para serem recalcados" foi de grande valia para o seu texto. Expor também os dados da Assembleias Geral da ONU deu bastante credibilidade ao seu texto. Parabéns! Seu texto está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não esperava encontrar nas crônicas a origem do nome do dito cujo, achei muito interessante, uma bela surpresa. Parabéns pelo texto, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Espelho! Infelizmente, concordo com tudo o que você diz na sua crônica. Não me entenda mal: digo infelizmente porque não gostaria que estivéssemos passando por esse terrível (des)governo. Mas está acabando, eu espero!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto! Ficou bem interessante a parte que você explica sobre o significado do nome, achei super criativo e original.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto está ótimo, Espelho Fragmento! Gostei muito e compartilho da dor de saber que esse indivíduo é presidente do nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Embora sejam só coisas ruins e verdadeiras ditas no seu texto, preciso dizer que ficou muito bom! O modo como você soube descreve - lo também foi muito claro, ele é tudo de ruim mesmo! Gostei bastante, parabéns espelho fragmentado.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, Espelho! Apesar de triste, é claro e verdadeiro. Tá acabando!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da sua crônica espelho! #EleNão

    ResponderExcluir
  9. Muito boa sua crônica, Espelho. Amei demais seu título e foi muito bem escrita, como todas as outras. Parabéns!! <3

    ResponderExcluir