quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Pensar e pensar... Até deixar o barco afundar

 Sinceramente, se o tema desta crônica fosse “no que você não se sabota”, eu teria um foco bem maior sobre o que falar. Mas, para resumir, eu diria que “pensar” é um dos meus maiores atos de sabotagem. Nunca agir sem mil horas de pensamentos e reflexões para muitos parece um pé de coelho, quando, no meu caso, é o meu tendão de Aquiles.

“Quero falar com tal pessoa... Mas deixa pra lá, sou tímida. Ela pode não gostar de mim, pode ser grossa ou eu posso parecer nada a ver.”
“Vou falar que isso me magoou.” Mas e se eu estiver sendo paranoica? Vou parecer chata? Falar isso é mesmo necessário?”
“Quero essa vaga de emprego... Mas nem vou tentar, não sirvo para o cargo. Não tenho experiência. Não vai dar em nada, como sempre.”
E por aí vai....
Tudo tem um contraponto. Tudo tem um motivo para não fazer e, assim, eu acabo não fazendo nada. Basicamente, se eu me mexo, eu vou desagradar alguém. Se não me mexo vou me desagradar. Mas as consequências de não me mexer podem me desagradar também. Então, no fim, é melhor deixar pra lá.

Penso tanto que, se me pedir agora, eu lhe passo um relatório completo do “porquê” sou como sou, cheio de argumentos! Penso tanto que não gosto de ir em psicólogos, pois sinto que sei as raízes de todos os meus problemas de tanto tempo que já gastei pensando sobre eles. E são tantas camadas... O problema do pensar é que não só te estagna, como te deixa paranóica. Se tudo tem um motivo e eu penso em cada um deles, você já deve imaginar quantos motivos inexistentes eu já dei para ações completamente insignificantes. Afinal, tenho mil motivos para achar que ninguém vai me suportar por muito tempo. Tenho mil motivos para me afastar de familiares e amigos antes que eles enjoam de mim. Mil e um motivos para não fazer o que quero, ou minhas ações desagradarão quem não deve.

Eu penso tanto que às vezes eu mesma não me suporto, então quem iria? Pensar é realmente uma droga em momentos como o de agora, em que eu olho para o meu namorado deitado na cama debaixo - encolhido em um lençol da Sininho (que ironia, não?!) numa cama feita para alguém com 1,60 de altura - e penso “Que pena que não vai durar”. Quantas vezes eu já não pensei em acabar com tudo por puro medo de não dar certo? Inúmeras... Digamos que quando você se acostuma com o “dar errado” e, principalmente, em ser a causa do erro, é difícil não pensar quase sempre no pior. Logo, chegamos agora na pior parte de pensar demais: não adianta “botar na balança”. Pois a nossa balança estraga, dá defeito, e acabamos apenas conseguindo pensar no que de pior poderia acontecer. O lado bom nunca é o lado que mais pesa na balança. E o lado ruim acaba sempre ganhando um peso maior e tomando as rédeas da nossa vida.

Em síntese, pensar demais já me fez perder oportunidades e já me fez desenvolver algumas doenças. Rotineiramente, pensar demais me faz estagnar e já me fez “abandonar um barco” que não tinha risco nenhum de afundar... Pensar demais não me deixa terminar este texto, por exemplo. Por isso eu vou libertar esse barco e encerrar por aqui, antes que eu o abandone e comece um novo, como de costume!

Sininho no país das Maravilhas

15 comentários:

  1. Me identifico demais com seu texto Sininho! Mas olha, precisa tentar trabalhar em você o oposto de toda essa crítica que vocês faz a si mesma! Pode perder tanta coisa com isso, ver você falando do teu namorado me deu tristeza no coração porque ele provavelmente nem sabe que você tá se questionando isso, e você nos mostrou que é incrível e que já temos milhões de motivos pra querer te conhecer detrás dessas telas e codinomes. Sei que é um trabalho cotidiano mas tenta bloquear esses pensamentos que vem pra te enfraquecer, de pouquinho em pouquinho você consegue!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sininho! Você entregou mais um texto incrível, como sempre, e eu sentirei falta das suas crônicas. Também me identifiquei com suas palavras, sei como tudo isso é frustrante. Não é fácil lidar com isso e eu não sou a pessoa certa pra te ajudar, gostaria muito de trazer a solução para os seus problemas, mas não posso. Então saiba que só de ler os seus textos eu já gosto muito de você, espero que a gente possa conversar, e mais ainda, espero que nós possamos nos curar dessas dores. Se cuida, viu? <3

    ResponderExcluir
  3. Lindo o seu texto, Sininho! O período todo você entregou textos muito lindos, esse não foi diferente. Assim como as meninas também comentaram, eu também me identifiquei muito com o seu texto. É uma merda pensar demais porque acaba que você vive menos e fica presa no mundo da sua cabeça, lugar este em que somos sempre erradas e piores do que os outros. Espero que você consiga trabalhar isso e se livre desse problema horrível. Você é capaz de tudo, ok? :)

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei muito com seu texto, Sininho! Também tenho que lidar com estes pensamentos excessivos e preocupações sem sentido. Espero que consiga trabalhar isso para poder controla-los! Acredito em você :)) Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei demais com suas palavras, Sininho, infelizmente! A parte do namorado chega doeu, pq poderia ter sido, facilmente, escrita por mim! Essa coisa de achar que nada é duradouro é ruim demais e se culpar então... Também não vou saber dizer uma solução, definitivamente não sou a melhor pessoa, então repito oq disse em minha primeira crônica: se quiser falar de amor, fale com o marcinho kkk
    Enfim, serviu mais um texto maravilhoso, como de costume! Desejo que vc se cuide, se ame e se valorize!

    ResponderExcluir
  6. Então Sininho, essas inquietações são também conhecidas como ansiedade. Eu lido com a ansiedade a anos. É bem complicado. Espero que fique bem. Eu adorei o seu texto!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas mensagens, gente! De verdade, amei ler cada palavra de vocês durante esse período. Ainda que eu seja muito tímida para interagir muito, fiquei muito feliz com muitas das coisas que li.
    Um beijo, Sininho *-*

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei demais com seu incrível texto...

    ResponderExcluir
  9. Que texto, Sininho! Admito que me identifiquei tanto, mas tanto, ao ponto de chorar. Espero que você possa se libertar dessas autossabotagens... sei o quanto dói! Você é muito talentosa e tenho certeza que é uma pessoa incrível. Muita força pra você <3

    ResponderExcluir
  10. Olá, Sininho! Primeiramente, gostaria de dizer que amei o seu texto e que me identifiquei com várias partes. Sei que é muito difícil fazer esses pensamentos irem embora, mas espero, de verdade, que você consiga aos poucos se curar disso. Tenho certeza que você é uma pessoa incrível e muito talentosa, coisa que conseguimos ver pelos seus textos. Te desejo tudo de melhor!

    ResponderExcluir
  11. Sininho, me identifiquei muito com seu texto! É exaustivo ser alguém que pensa demais, como eu disse na minha crônica quero deixar tudo perfeito e por pensar demais fico me cobrando e vendo defeitos onde não tem, o que acaba me deixando ansiosa. Espero que a gente se livre desses pensamentos e que a gente não deixe mais nossa insegurança atrapalhar nossa vida. Seus textos ao longo do semestre foram ótimos, você dá tudo de si em cada um! Parabéns <3 Bjs

    ResponderExcluir
  12. Sininho posso dizer que também convivo com essa situação, meu conselho para você é para não desistir dos psicólogos e da terapia. Auxilia muito a entender sobre essa bomba de pensamentos e como podemos amenizar. Espero e torço para que fique bem :)

    ResponderExcluir
  13. Sininho, que texto honesto. Dá pra perceber, em todos os seus textos, o quanto a escrita faz parte da sua vida. Que vontade de te conhecer e te dar um abraço. Queria que você fosse mais gentil com você e se visse da forma como todos nós tivemos o prazer de te ver em todos os seus textos. Eu sei, Sininho é apenas uma persona. Mas por ela é possível saber muito de você e perceber o quanto você é humana. Se cuida, e espero que possamos ser grandes amigas! <3

    ResponderExcluir
  14. Me identifiquei demais com a sua crõnica, Sininho. Muito bem escrita e desenvolvida, como sempre. Espero que fique bem <3

    ResponderExcluir
  15. Seu "será você, eu?" para mim voltou pra fazer total sentido aqui com essa sua última crônica. Me identifico totalmente com seu texto e com sua angústia. Insegurança é algo que trava muito a gente mesmo, e quando a cabeça não para é mais difícil ainda. Mas torço muito para que a gente consiga enfrentar isso de cabeça erguida e que nossas vidas sigam com muita leveza e muitos momentos cheios de alegria, porque a gente merece!! Sou apaixonada na forma que você lida com as palavras e já falei isso algumas vezes, mas sempre que puder falar novamente, eu vou! Vou sentir falta dos seus textos, e espero que você continue com esse hábito lindo <3

    ResponderExcluir