quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Alguns fatos citados são irrefutáveis – são-gonçalense, ex-uffiano e periférico. Mas, ainda assim, percebi que Medusa se baseou grandemente na entrevista assistida em aula, visto que citou a bebida que Quaquá gosta, além da sua opinião sobre Cuba, dita na entrevista. Na minha crônica, preferi por não me basear tanto na entrevista de Quaquá, haja vista que sua afirmação sobre os brasileiros serem atrasados em relação a Cuba é um ponto de vista muito pessoal e sujeito a debate.

Concomitantemente a isso, como a própria Medusa disse ter sido excepcionalmente ajudada pelo Google, fiz o mesmo ao procurar as fontes que ela provavelmente usou. E o que encontrei em relação às suas afirmações de que Quaquá atendeu às necessidades da população em relação a saneamento básico, comida na mesa, moradia, educação, emprego, entre outros direitos, foi que Quaquá foi o prefeito que acompanhou a chegada de mais de 860 unidades do programa “Minha Casa Minha Vida” em Maricá. De acordo com o G1, um condomínio com 600 moradias foi erguido em Inoã para famílias em risco social. Assim, as famílias interessadas em adquirir um apartamento do programa precisam, então, fazer a inscrição no “Cadastro Único” (Cadúnico), não possuir imóveis no nome e possuir renda familiar de até R$ 1.600 mensais.
Já em relação ao saneamento básico, encontrei muitas reclamações no site “peticaopublica.com.br” sobre o tópico. Moradores frustrados com as condições de saneamento, dizendo ter ficado 12 dias sem ter uma coleta de lixo, com ruas intransitáveis quando chove, além de obras inconclusivas.

Em relação a “educação, comida na mesa e empregos”, confesso que procurei no meio dito usado por Medusa – o Google – e não encontrei matérias relacionadas a Quaquá que sequer citavam tais palavras, acredito que tais palavras foram usadas mais por uma interpretação ou “chute” do que ele poderia ter feito em relação à Maricá pelo modo que o mesmo se mostrou ser – firme e eficiente. Até aí, ok. Pois eu também chutaria que um homem que diz ter feito de Maricá um indutor econômico também teria feito muito pela educação e pela questão do emprego, porém não achei nada específico sobre os tópicos.

Por fim, sobre Guevara, Medusa optou por ser breve: “Ernesto Rafael Guevara de la Serna, o Che Guevara - revolucionário marxista, médico, autor, guerrilheiro, diplomata e teórico militar argentino” foi sua breve descrição do líder socialista, descrição esta que se encontra também na Wikipédia.

Concluindo, considero ter sido uma breve, mas eficaz descrição dos socialistas Che Guevara e Washington Quaquá, de modo que conseguiu ressaltar suas principais características. 

Sininho no país das maravilhas

14 comentários:

  1. meteu a porrada na medusa coitada e ainda usou a palavra concomitantemente amei mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estrela, vc não acha que comentar dessa forma nas crônicas talvez prejudique a auto confiança dos colegas na hora de escrever as próximas? Pergunta honesta.

      Excluir
    2. Morningstar causando as alwaysssss kkkkkkkk

      Excluir
  2. Seu texto atendeu bem ao que foi pedido pelo professor, foi bem crítico! Realmente houve empenho em pesquisar e criticar as fontes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, Sininho! Muito bem estruturado, mostrando as evidências.

    ResponderExcluir
  4. Bem crítica. Percebi que desenvolveu bastante o seu texto e complementou os fatos citados pela colega. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Sininho você sempre vem com um trabalho incrível e dessa vez não foi diferente! Critica na medida correta e soube defender muito bem isso. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela análise, sininho. As críticas são essenciais. Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu texto, Sininho! Bem crítico e muito bem construído.

    ResponderExcluir
  8. Sininho, como sempre, fazendo belas crônicas! Ótimas colocações!

    ResponderExcluir
  9. Arrasou no texto Sininho! Como sempre, foi muito bem construído! <3

    ResponderExcluir
  10. Arrasou na crítica, Sininho. Muito bem embasada e colocada, parabéns!! <3

    ResponderExcluir