quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Conheça Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá

 Washington Luiz Cardoso Siqueira, conhecido publicamente como Washington Quaquá, nasceu em 31 de março de 1971 em São Gonçalo, cidade metropolitana do Rio de Janeiro. (Fonte: https://pt.org.br/washington-quaqua/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/Washington_Quaqu%C3%A1) . Washington Quaquá viveu sua infância e adolescência em uma comunidade. Aos 14 anos se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Estudou na Universidade Federal Fluminense (UFF) no curso de ciências sociais. Na universidade participou de diversos projetos estudantis. Junto com seus colegas e com muita luta e resistência, nomearam o DCE da UFF Fernando Santa Cruz, um grande nome da resistência contra a ditadura militar.(Fonte: Falas do próprio Quaquá). Washington Quaquá integrou a direção estatal do PT em 1990 (Fonte: https://pt.org.br/washington-quaqua/).


Em 2008 foi candidato a prefeito de Maricá e venceu as eleições. Como prefeito, Washington Quaquá teve uma gestão honrosa. Em seu governo, Quaquá seu maior destaque foi na educação. Em seu governo distribuiu notebooks para mais de  14 mil alunos da rede municipal. Também ampliou e reformou 47 escolas da rede municipal de Maricá. Além disso, criou a primeira Escola de ensino Integral da cidade e criações de creches e 21 escolas que ofereciam serviços de creche, o que beneficiou 1152 crianças. Para além, implantou ensino técnico em uma escola, já que esse já tinha sido extinto e, com o auxílio do governo federal, implantou uma escola técnica federal no município. Também disponibilizou para os moradores o Bilhete Único e para os estudantes universitários o Bilhete Único carioca.(Fonte: https://www.marica.rj.gov.br/2012/12/13/prefeitura-apresenta-balanco-do-governo-quaqua/)


Em relação a urbanização, o ex-prefeito fez obras de drenagem e  pavimentação em bairros de Maricá e iluminação em vias públicas. A prefeitura também construiu e reformou algumas praças e criou uma nova ponte com o governo do estado.(Fonte: https://www.marica.rj.gov.br/2012/12/13/prefeitura-apresenta-balanco-do-governo-quaqua/)


Outro ato honroso da sua gestão foi a criação da primeira moeda social com cartão de débito, para melhorar a vida de pessoas com situações frágeis. O cartão ajudou aproximadamente 13 mil famílias. Além de ajudar as famílias carentes, o cartão também tem como principal objetivo fazer a economia rodar no município, assim aumentando o poder de compra. (https://memoria.ebc.com.br/noticias/brasil/2013/12/primeira-moeda-social-com-cartao-de-debito-e-implementada-em-municipio)



Na saúde, com a ajuda do governo do estado e federal  criou uma UPA. Quaquá também reformou o Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Porém, o maior feito do ex-prefeito foi a criação do Hospital Municipal Doutor Che Guevara, já que Washington Quaquá é um grande admirador dessa figura histórica.(Fonte: Marica.gov.br)


O ex-prefeito fez muito para a melhoria do município, porém também esteve envolvido em alguns escândalos da mídia.Como quando foi condenado, em 2013, por expor pilotos da aeronáutica em risco (https://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2021/06/28/apos-9-anos-de-acidente-de-aviao-ex-prefeito-de-marica-washington-quaqua-e-condenado-por-expor-pilotos-de-aeronave-a-riscos.ghtml) ou quando criticou a ex-presidente Dilma Russef, ao afirmar que sua figura política não é mais forte que  a do ex-pressidente e atual pré-canditado a presidencia Lula.(https://revistaforum.com.br/politica/quaqua-reafirma-critica-dilma-mulheres-do-pt-fizeram-escarceu-favelas/#) As brigas com a sua ex-esposa nas redes sociais também foi um dos escândalos envolvendo o nome do Washington Quaquá. A discussão a partir do nascimento da sua filha, que foi fruto de uma traição, repercutiu na mídia. Nessa, sua ex-esposa reclamava dos elogio a menina dos seus seguidores e comenta “Nunca vou te perdoar por isso”(https://www.osaogoncalo.com.br/politica/86840/ex-casal-simbolo-de-marica-zeidan-e-washington-quaqua-do-pt-brigam-em-rede-social).

 

Atualmente, como  vice-presidente Nacional do PT, Quaquá se envolve em outro escândalo como apoiador de candidato Bolsonarista do Rio de Janeiro.(https://www.esquerdadiario.com.br/Vice-presidente-do-PT-ataca-atos-do-29M-depois-de-articular-aliancas-com-bolsonaristas)


Por fim, Washington Quaquá foi um excelente prefeito para a cidade de Maricá. Fez uma ótima gestão no município, porém como todo político foi envolvido em diversos escândalos na mídia e chegou até a sofrer agressões no Terminal Rodoviário João Goulart.(https://g1.globo.com/globonews/jornal-globonews/video/prefeito-de-marica-rj-e-agredido-durante-entrevista-4357050.ghtml)



Doutor Ernesto Che Guevara

 


Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mas conhecido como Che Guevara nasceu na Argentina em 1928. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara) Filho de pais de classe média alta, Che sempre teve uma vida confortável. Logo novo ingressou na universidade cursando medicina. Ernesto era carismático e sempre buscou se destacar na vida. (Fala do Washington Quaquá) Em 1951 Ernesto deu um tempo do curso de Medicina e decidiu montar sua moto e viajar à Argentina com o amigo Alberto Granaldo. Viajaram por 8 messes. (https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foi-che-guevara)


Durante a sua viagem pelo país percebeu a dificuldade da vida das pessoas de classes mais subalternas: Crianças subnutridas, pessoas sem saúde e sem condições de vida( Falas do Washington Quaquá). Na viagem pela américa latina, Che e seu amigo conheceram o Doutor Hugo Pesce, membro do Partido Comunista, que cuidava da colônia de leprosos. Ernesto Che Guevara sempre sonhou em ajudar os pobres adotados. Após a sua viagem, percebeu que o maior causador dos problemas dos pobres são os governantes.


Depois de concluir o seu curso de medicina, Che foi para a Guatemala, já que foi deposto pelo país. Ernesto se posicionou contra o EUA e se uniu a um grupo oposicionista e revolucionário contra esse. Participou de um grupo de forças armadas,  dado que percebeu que esse era o único modo de mudar o cenário atual. Na época os países da américa latina estavam vivendo  diversas Ditaduras Civis Militares. Na mesmo época Che conheceu sua esposa Hilda com a qual foram para o México.


No México, exilado,  Ernesto Che Guevara conheceu diversos Cubanos que queriam uma revolução armada. Os mais importantes foram  Fidel Castro e Raul Castro. No dia 28 de julho Che ingressou no movimento “28 de julho” que tinha como principal objetivo retirar o poder de Cuba das mãos de  Fulgencio Batista, um ditador militar que dominava o país. Em 1952 Che e mais 85 guerrilheiros navegaram do México até serem atacados. Seguiram com o grupo até a Sierra Maestra. 



Logo, o grupo cresceu e já planejava a Revolução Cubana. Foi com o contato com os cubanos que adquiriu o apelido de “Che”. Che trabalhou também em um Hospital no México. O envolvimento na  Revolução Cubana fez Che Guevara ser uma figura conhecida. Ele comandou tropas, treinou soldados até derrubar o governo ditatorial de Cuba. (https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/che-guevara-de-revolucionario-a-icone-pop.htm)


Uma das características mais honrosas do Ernesto Che Guevara era seu imperativo ético e humanista. “Um dos seus fuzileiros estuprou a filha de uma pessoa, e por votação de todos os  fuzileiros, Che matou o seu homem. Segundo Che ‘Não posso admitir uma pessoa dessa no meu grupo’.(Falas do Washington Quaquá)


Che adquiriu nacionalidade cubana e conquistou diversos títulos no país.A vitória aconteceu em Havana. Uniu-se a União Soviética pois precisava de força já que a qualquer momento os Estados Unidos podiam golpear o país. Houveram diversas conspirações estadunidenses para derrubar o poder implantado por Che.


O governo americano tentou diversas vezes assassinar Fidel Castro e organizou uma tentativa de invadir Cuba, na Baía dos Porcos, em 1961. O plano fracassou e , Che e Camillo atiraram contra os militares, em Santa Clara, e os  capturaram. Isso  levou o país a direção e influência dos soviéticos.( Falas do Quaquá e https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/che-guevara-de-revolucionario-a-icone-pop.htm)


Em 1967, em La Higuera, na Colômbia, Ernesto Rafael Guevara de la Serna foi assassinado. Através do comando do capitão  Gary Prado Salmón, Che foi sequestrado pelo pelotão. Deixou 3 filhos e uma novo e melhorado governo em Cuba. (https://www.brasildefato.com.br/2019/10/09/ha-52-anos-ernesto-che-guevara-era-assassinado-na-bolivia)


Sibyl X 

11 comentários:

  1. Sibyl X, parabéns pelo seu empenho! Realmente dá pra perceber que você se preocupou em trazer fatos e comprovações de tudo que fala. Apesar disso, acho que gostaria de ver mais da sua personalidade e das suas opiniões no texto. Fora isso, admiro muito os seus textos e fiquei realmente impressionada com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. essa persona fraquinha eu até penso q quem escreve é o professor...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Cecília Quintana! Realmente deve ter dado muito trabalho construir esse texto, porém, também senti falta de ler e saber que foi você que escreveu. De qualquer forma, parabéns pela dedicação<3

    ResponderExcluir
  4. Você realmente se empenhou em trazer as fontes das informações que transmitiu, mas concordo com a Cida, gostaria de ler você escrevendo! Mas sua dedicação foi tudo!

    ResponderExcluir
  5. Foi notório o meu empenho no texto. Grata a todos! Não gosto de por traços de opinião nos meus textos e, infelizmente, não sou o professor. Bem que gostaria de ser.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sibyl X! Ótimo texto, parabéns pelo empenho de ter trazido as fontes. Concordo com os meus colegas, acho que seria legal trazer um pouco mais da sua personalidade para a sua escrita. Mas entendo, também, que isso é muito da forma que cada um escreve. Confesso que também estava apostando no professor hahah

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, parabéns! Todos os dados conclusivos e diretos com muitas informações.

    ResponderExcluir
  8. Foram tantas fontes que eu me perdi. Entretanto, isso demonstra seu empenho em buscar em lugares diferentes outras perspectivas de alguém que foi apresentado a você. Parabéns pela pesquisa e pela crônica.

    ResponderExcluir
  9. Sibyl, bati o olho no seu texto e já pensei: essa pessoa está muito ativa mesmo! Ficou MUITO boa sua sua crônica, com direito a fontes. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Gente, lançou até os links.. me sentindo humilhada kkkk. Muito bom, Sibyl! Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom Sybil com links e tudo. Parabéns pela sua dedicação, seu texto ficou ótimo!! <3

    ResponderExcluir