quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

É a vez do NEGRO!

   Leonardo Pericles Vieira Roque nascido em 26/08/1981 em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte. Conhecido politicamente como Leo Péricles, esse começou a sua luta pelo povo menos priorizado (pobres, negros e trabalhadores) desde novo. Leo Pericles é o primeiro pre-candidato negro a presidencia do Brasil. Filho de pais periféricos e trabalhadores, também criado na periferia, Leonardo percebeu, desde novo, o descaso governamental com o povo trabalhador e moradores de comunidades. Quando estava no ensino médio, Leo Péricles  lutou pelos estudantes que não tinham o que comer e nem  conseguiam se deslocar para a escola. Organizou diversos grêmios para ajudar os companheiros de escola a terem mais direitos estudantis. Em 2000 foi presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte, onde conquistou, junto aos estudantes, o direito de ir à escola e acessar a cidade. 

  O maior objetivo do Leo Péricles é defender o socialismo como um novo sistema político e econômico. Com isso, se uniu a União da Juventude da Rebelião, que em período curto de tempo, já ficou conhecida nacionalmente. Junto a UJR, Leonardo lutou por diversos direitos do povo, como movimentos para abaixar a passagem do transporte público, movimentos de moradia, coordenou assembleias e a ocupação do parlamento local. Participou também do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas, onde lutou pela casa própria e a construção de uma sociedade diferente. Suas lutas trouxeram diversos benefícios para a população pobre de Minas Gerais, como Creches que foram construídas como o dinheiro e suor do povo, sem a verba do governo, água encanada, saneamento e energia para o povo.

  Além disso, Leonardo Péricles é casado, tem dois filhos e é morador da periferia. Ele foi candidato a vice-prefeito de Minas Gerais. Luta também para enegrecer a política, já que é composto por homens brancos e pela elite. Leo Péricles é o candidato que tem a cara do Brasil, já que representa 51% da população que é negra, pobre e periférica. Leo Péricles está se candidatando junto ao partido Unidade Popular  que é coligado com o PSOL e o PCB. Ele é negro, guerreiro e merece a atenção e pretigio. 


Sibyl X

7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Sibyl X! Leo realmente parece ser defensor do que acredita e lutar pelas pautas sociais. Me interessei bastante, vou pesquisar mais sobre ele! :)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse candidato, Sibyl X. Achei interessante a história dele trazida por você. Você soube explicar claramente quem é Leo Péricles, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal como vc colocou em negrito o fato dele ser o primeiro pré-candidato negro da história. É realmente chocante! Gostei do perfil, ficou super completo!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o Leo, Sibyl, obrigada pelo texto, pois com certeza irei pesquisar mais sobre ele! Muito chocante mesmo ele ser o primeiro pré-candidato negro! Já passou da hora de ocuparmos esses lugares!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto!! Não o conhecia! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa crônica Sybil, ainda não o conhecia e foi muito bom ver alguém com uma história política admirável! Com certeza vou procurar mais sobre.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o seu texto, Sybil. Também não conhecia o Leo e pelo seu texto ele parece ser um candidato muito bom! Parabéns pela crônica bem escrita e bem embasada <3

    ResponderExcluir