quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Analisando persona: versão dobradinha

 Washignton Quaquá, ex-prefeito de Maricá e atual vice-presidente do PT. Conhecido por implantar um serviço de ônibus gratuito na cidade, inovando as políticas públicas locais e inspirando outros políticos. Quaquá se apresenta na palestra com uma blusa azul, informal e descontraído. Fez Ciências Sociais na UFF e na palestra utiliza um vocabulário simples (tornando a palestra fácil de entender), também é bem politizado e destemido, vai direto ao ponto e fala o que tem que falar. Ele defende o comunismo, acreditando que esse outro modelo de sociedade tornaria os cidadãos melhores, mais empáticos e com mais senso de coletividade.

Sua grande inspiração vem de Che Guevara, que teve papel muito importante na Revolução Cubana. Che nasceu em família estável, cursou medicina e quando viajou pela América Latina saiu da bolha de sua cidade e conheceu realidades totalmente diferentes. Se deparou com a pobreza e com a desigualdade, comum em países explorados. Com isso, ele resolve dedicar sua vida a esse propósito, vira um guerrilheiro e luta pela mudança social, por um novo modelo de sociedade.

Ele também era conhecido por ser um poeta, frasista, uma pessoa humana e empática. Apesar disso, teve que utilizar da violência em diversos momentos da luta armada. Assim como Lula, é um polarizador de opiniões, há quem o apoie e há quem o odeie. 


Amora

7 comentários:

  1. Amora, a partir do seu texto pode-se perceber o quanto você prestou atenção na palestra, muito legal isso

    ResponderExcluir
  2. Amora sua crônica é muito bem detalhada, demonstra o quanto você pesquisou e trabalhou no assunto.

    ResponderExcluir
  3. Incrível como você fez o uso do "gestos, roupas e feições". Seu texto foi bem desenvolvido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a crônica, Amora! Como disse Sibyl X, você realmente se atentou aos gestos, roupas, e feições. Isso foi um ponto muito forte para a construção do seu texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amora, vim aqui para elogiar mais uma vez sua crônica, digo novamente tudo que já falei em resposta ao seu texto... Muito boa sua análise!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da crônica, com todas as informações, ligações e com pesquisa em diversos locais. Ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, Amora! Excelente análise!

    ResponderExcluir