quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Che e seu imperativo ético

O imperativo categórico é uma lei moral inerente ao indivíduo, que esta atrelada, mais do que tudo, ao simples fato de agir eticamente em qualquer faceta da vida. Ele é uma bússola moral, a quem o indivíduo pode culpar sua vontade de fazer o bem, sem precisar de desculpas sobrenaturais, religiosas, supersticiosas ou relacionadas a uma autoridade do Estado. Isso quem diz não sou eu, é Kant. E também o site “Toda Matéria”. 

Se não fosse por Quaquá em sua palestra, talvez eu não teria contato com esse termo, ou como o próprio disse“Imperativo ético”, que eu acredito se tratar da mesma coisa, se não me falha a memória. 

Se me falha, irei tratar de qualquer forma. 

Em seu discurso, Washington Luiz Cardoso Siqueira (famoso como Quaquá), fala do taurino (em segredo¹) e guerrilheiro, Ernesto “Che” Guevara com carinho e admiração. Acima de tudo, exalta seu imperativo ético, que o levava a realizar missões humanitárias por pura lei moral. 

É uma crença minha que, se admiramos alguém, estamos fadados a buscar ter atitudes parecidas com o ser admirado, isso me leva a crer que Quaquá e Che tenham algumas coisas em comum:

A começar pelo nome, ambos são conhecidos por seus apelidos, os quais também são interjeições (com a licença poética de assumir que “Che” se assemelha a Tchê); em seguida, é notável assumir que ambos são líderes, mesmo que em diferentes escalas. Ernesto foi líder de uma revolução, enquanto Washington é vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e já foi prefeito de Maricá por oito anos. 

Assim como o revolucionário, Quaquá também foi condenado, e, novamente, em grandezas diferentes. Enquanto um foi condenado à morte pelo exército boliviano, outro foi pela Justiça.3 anos, 2 meses e 15 dias de prisão em regime aberto, em primeira instância, segundo o G1.

É inegável que as figuras de Quaquá e Che são controversas, muito se diz sobre uma e o mesmo acontece com a outra. Mas, também me sinto na obrigação de dizer que os indivíduos em questão possuem diferenças gritantes.

Apesar de admirar o inerente perfil de Che, acredito que seu admirador ainda tenha um longo caminho pela frente para se assemelhar a ele.



Copo Vazio



¹ Segundo sua biografia “ Che Guevara” por Jon Lee Anderson, se tivesse nascido no dia que constava na sua certidão de nascimento (14/06/1928), Che seria, indiscutivelmente, geminiano. No entanto, o revolucionário nasceu um mês antes, o que o faz taurino.

13 comentários:

  1. e também o site toda matéria foi ótimo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Amei, seu texto! Muito bem escrito, adorei as comparações!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem construído. Parabéns pelas suas pesquisas. Seu texto foi bem estruturado e bem desenvolvido. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. Procurou até a biografia de Che, isso que eu chamo de um trabalho completo. Amei o título, quando Quaquá fez essa citação de Ernesto ser um imperativo ético foi impossível de esquecer depois. Parabéns pela ótima crônica.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela crônica, foi muito bem escrita e com ótimas análises.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom desenvolvido com referência inclusive. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. "Isso quem diz não sou eu, é Kant. E também o site “Toda Matéria”. " KKKKKKKKK amei. bom texto!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa crônica, objetiva e com um texto até humorístico eu diria, fica gostoso de ler! E esse final? como um segundinho tem poder viu! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, Copo Vazio! Adorei a crônica <3

    ResponderExcluir
  10. Achei muito legal abordar essa questão do signo e fazer essas comparações entre os dois. Ficou bem original! Adorei :)

    ResponderExcluir
  11. Amei o textp, Copo Vazio! Ficou muito bom!!

    ResponderExcluir