quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Carta para Sininho no País das Maravilhas

 Olá, Sininho! Como vai?

 

  A princípio, gostaria de dizer que gostei muito do seu texto. Desde o início da disciplina sempre admirei o seu posicionamento e a sua escrita. Percebi que a maioria das informações contidas no seu texto foram tiradas do site do PT e, principalmente, das palavras do Whashington Quaquá durante a sua palestra.

 Realmente, a economia de Maricá é um exemplo, mas a moeda local, Mumbuca, não atende toda a população: para ser inserido no programa, o beneficiário deve receber, no máximo, três salários mínimos e residir por, pelo menos, 3 anos na cidade. A população estimada de Maricá é de 167.668 pessoas, mas, de acordo com o site da Prefeitura Municipal de Maricá, somente cerca de 42.000 pessoas são beneficiadas. O recebimento é, no mínimo, de 130 mumbucas (reais) mensais, não 10.

    Somos bombardeados, a todo instante, com informações de todos os lados. Na maioria das vezes é difícil discernir o que é real do que está sendo “superestimado”. Por isso, é importante que chequemos as informações por meio de diversas fontes confiáveis para que possamos chegar, ao máximo, perto da realidade. Me incluo nessa, porque sei como é difícil.

   Parabéns pelo texto!

        Beijos,

                      Luísa Novelli

11 comentários:

  1. Luísa Novelli nessa critica acabou com o movimento "eu acredito em fadas". Gostei muito da sua escrita e você é muito educada. Um beijo de uma fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK Muito obrigada, Estrela da Manhã!! Saiba que por aqui você também tem uma grande fã, admiro demais a sua escrita. Beijão!!

      Excluir
  2. Muito delicada sua crítica, Luísa! Toda vez que uma fake news nasce, uma fada morre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Muito obrigada, Ingrid! Pois é... por isso, temos que tentar prevenir, sempre que possível, a morte das fadinhas!

      Excluir
  3. Muito boas as suas colocações, Luísa! E concordo com a Ingrid, toda vez que uma fake news nasce uma fada morre :((

    ResponderExcluir
  4. Oie, Luísa. Na verdade, eu quase não me baseei na palestra do Quaquá durante a aula. Minhas maiores fontes foram as entrevistas do Quaquá que estavam disponíveis no Youtube. O que escrevi sobre as mumbucas foram as palavras que saíram da boca do próprio ex-prefeito na entrevista ao programa "Jogo do Poder" exibida em 10 de janeiro de 2016. Preferi fazer o meu texto apenas em cima de entrevistas exatamente por em cada site do Google dizer uma coisa. Foi uma escolha fazer um texto apenas em cima das falas do Washington, mas como você mesma pontuou, as fake news estão por todos os lugares, o difícil é saber quem está certo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua analise e da forma que trouxe os dados diretamente do site em questão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Adoro ver uma crítica gerar uma discussão construtiva como essa, trouxe uma temática muito importante para ser debatida.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da sua crítica e do debate que ela trouxe, Luisa. Você fez pontuações muito certeiras e bem embasadas, arrasou! <3

    ResponderExcluir