sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Washington Guevara/Che Quaquá

Washington Quaquá é revolucionário. Inquieto. Polêmico. Destemido. Concederia, tranquilamente, as mesmas atribuições a Che Guevara. Independente das controvérsias e dos questionamentos sobre a figura da revolução cubana, Quaquá fala sobre Ernesto como quem fala de um ídolo, uma inspiração.

Ambos são defensores árduos da igualdade, não importado os obstáculos que enfrentarão durante a luta. Quaquá talvez defenda tal ideal por já ter conhecido de perto o outro lado. Adentrou na política muito cedo, aos 14 anos, o desejo de revolucionar surgiu quando ainda era novo, assim como em Che. Graduado em Ciências Sociais pela UFF, fala de Cuba como se estivesse experimentado outro universo. Entusiasta do comunismo, acredita que “fazer do Brasil uma Cuba”, como costumam falar pejorativamente, não seria nada ruim.

Prefeito de Maricá durante 8 anos, deu início às drásticas mudanças que tornariam a cidade numa bolha, completamente diferente das cidades vizinhas e quase uma utopia. Ônibus gratuito, bolsas para universidade, moeda social… políticas públicas que refletem seus anseios por uma sociedade mais igualitária.

Concorde ou não, goste ou não, Che Guevara é uma importante figura quando fala-se sobre luta de classes e anticapitalismo; e Washington Quaquá é uma relevante figura quando pensa-se em gestão revolucionária, voltada para o povo. Che, argentino, lutou por Cuba; Quaquá, gonçalense, lutou por Maricá.



- Ingrid Novaes

7 comentários:

  1. Que texto incrível, Ingrid! O típico "falou tudo". Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu texto. Percebi que prestou bastante atenção na palestra dada pelo Quaquá na aula. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ingrid, seu texto ficou muito bom e suas análises tanto de Quaquá quanto de Che foram muito boas. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. “ Quaquá fala sobre Ernesto como quem fala de um ídolo, uma inspiração.” Ingrid você disse tudo aqui, ao assistir a palestra a sensação foi realmente essa. Escutar alguém com tanto conhecimento e fascinação pela vida e luta de outra foi incrível. São duas pessoas memoráveis.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu texto, Ingrid! Sua análise foi muito bem feita e bem completa, amei seu ponto de vista! <3

    ResponderExcluir