quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Washington Quaquá

 


Nascido em São Gonçalo, por volta dos seus cinquentas, Vice-pPresidente do PT, prefeito de Maricá e formado em ciências sociais pela UFF. Washington Quaquá, apresenta a figura de Ernesto Che Guevara. A aula para os novos alunos de jornalismo da Federal Fluminense, é dada de forma claramente apaixonada pela história do revolucionário. 

“Che” é a forma utilizada por Quaquá para fazer referência ao guerrilheiro, deixando claro seu carinho pela figura histórica. Assim, destrincha as origens do comunista que nos últimos anos especialmente tem sido atacado de forma injusta. Explica que Guevara cresceu em uma realidade abastarda e ao entrar em contato com a pobreza durante uma grande viagem por dentro da América Latina surge o grande questionamento que move o revolucionário até o fim da sua vida, como transformar a enorme desigualdade da região. Washington de forma descontraída e sincera traz o questionamento para os alunos: Será que sofremos nosso imperativo ético como Che Guevara? É o suficiente viver com tamanha desigualdade? É possível se manter confortável dentro desse sistema neoliberal? 


Ecoa na sala de aula virtual:

Todo revolucionário é movido por amor. 

Todo revolucionário é movido por amor. 

Todo revolucionário é movido por amor. 


Claramente, Washinton sente como o personagem de que nos fala, a estagnação que vivemos não é suficiente para ele. Alguns acreditam que a sociedade como a conhecemos, extremamente desigual, não é aceitável e compreendem a necessidade de mobilização, ele afirma. O mundo está constantemente mudando, a escolha da luta armada para obter mudança social por Che Guevara foi a possível no momento da Revolução Cubana, métodos diferentes são usados para diferentes reformas, é preciso examinar o contexto histórico de quando e onde se passam grandes mudança. Já a forma que Quaquá, encontrou para alcançar seu objetivo da igualdade social é se inserindo na política por meio do sistema democrático, reformulando e implementando diversos programas na cidade de Maricá, onde inclusive inaugurou o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em homenagem ao revolucionário.


Shalla Bal

10 comentários:

  1. Seu texto é lindo e cheio de subjetividades. Não que expressar sua opinião seja ruim, porém, confunde o leitor da informação dada. Acredito que faltou um pouco de pesquisa referente as figuras do Che e do Quaquá.

    ResponderExcluir
  2. Shalla Bal, gostei muito do seu texto, de verdade. Ele foi muito bem escrito e deu pra ver que você depositou muito carinho nele!

    ResponderExcluir
  3. Texto lindo e profundo, Shalla Bal! Muito bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu texto, da pra ver que foi escrito com paixão. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Achei seu texto poético, ótima construção e com boas análises. Lindo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de como contou a experiência da aula de uma perspectiva bem profunda e diferente! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  7. Muito bem escrito seu texto, Shalla! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, Shalla Bal! Muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto, Shalla Bal! Forte e muito bem feito! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Uau foi incrível!
    “Todo revolucionário é movido por amor.”

    ResponderExcluir