quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Um brinde a mim.

 Eu diria que 11/10. 11/10 vezes eu me saboto. É bem mais tempo do que o curto tempo que passo me elogiando e dando calma ao meu próprio corpo e mente. Como eu me acostumei com isso? Não sei, mas de crítica em crítica, de agressão em agressão eu me apeguei a esse hábito. Acredito que a maioria das coisas que desisti e as tentativas que nem nasceram foram motivadas pela minha implacável autossabotagem, e a cada ‘’e se?’’ precedido de desencoragem (essa palavra existe? Hum, sei lá.) me fez perder um monte de oportunidades que não sei em quais resultados dariam. Me autosaboto quando questiono minha capacidade de fazer coisas que até me especializei pra fazer, ou então quando minha  autoestima tá legal e eu penso ‘’hum, mas e se eu stalkear aquela menina ali que eu sei que tem todo poder de acabar com minha autoestima?’’. Não sei porque a gente insiste nisso sabe? De não respeitar nossos próprios limites. Não sei se foi alguma falha na minha criação que agora faz eu olhar para as minhas placas de ‘’stop’’ e rir delas, resolver ultrapassa-las, ou se é o desanimo de praticar um pouco de autocuidado. Porque autocuidado é isso, não é só uma rotina de skin care ou de mudar o cabelo ao invés de fazer terapia (aliás acho que preciso parar de mudar o cabelo ao invés de fazer terapia!!!) mas é entender que eu não preciso me agredir toda vez que me olho no espelho, que eu não preciso de forma nenhuma ser a minha própria inimiga, e sim cuidar de mim assim como gosto de proteger e cuidar aqueles por quem eu tenho amor e zelo.

  Quero ter coragem pra viver tudo o que eu posso sem me questionar do meu potencial e se consigo seguir em frente ou não, que não seja a minha mente e a minha ótima habilidade de me colocar pra baixo e de me fazer desistir que determine até onde dá pé ou não. Porque se eu sou a minha única casa, que obsessão é essa em deixar tudo fora do lugar e tão bagunçado? 


Helena Belmonte

14 comentários:

  1. Oi, Helena! Confesso que adoraria saber a resposta da última pergunta para te ajudar, mas esse é um questionamento que eu também carrego comigo. Desejo que você consiga descobrir essa resposta e tratar você da maneira que você merece, com muito amor. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto, Helena. Espero que você consiga colocar tudo no seu devido lugar, como deveria ser desde o início. Te acho forte, te acho muito foda. Se cuida <3

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Helena! Espero que vc se enxergue com mais carinho e cuidado, pq vc não merece menos que isso!

    ResponderExcluir
  4. Estamos sempre nos comparando a outro, isso é algo bem complicado. Eu adorei o seu texto e a forma que o desenvolveu foi maravilhosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Amei o seu texto, Helena! Espero que você consiga se curar de tudo o que te faz mal. Você é muito forte!

    ResponderExcluir
  6. Viemos nos comparando aos outros, a sociedade impõe o padrão e normalmente seguimos. Lindo o seu texto!

    ResponderExcluir
  7. Realmente, é muito desanimador viver em uma sociedade que faz com que nos comparemos o tempo todo e quer que a gente se sinta inferior em todos os aspectos. O que posso falar é que, pelo pouco que te conheço pelos seus textos, você é inteligentíssima, Helena Belmonte, e super capaz de ser e fazer o que quiser! Espero que a sua sabotagem não a impeça de ver isso um dia...

    ResponderExcluir
  8. Helena, me identifiquei muito com seu texto!!! Parabéns, pelo texto!! "Não sei o porque a gente insisti nisso", eu sinceramente também não sei, mas por favor, se souber, me conte.

    ResponderExcluir
  9. Helena, que texto lindo e sincero. Sou muito sua fã, então espero que você consiga ter a coragem que tanto almeja. Te desejo muitas coisas boas e vou sentir falta das suas crônicas <3

    ResponderExcluir
  10. Olá Helena,

    Me identifiquei muito com sua crônica, nos comparar o tempo todo com alguém que não somos é muito difícil. Espero que possa, todos os dias, observar suas inúmeras qualidades e ver beleza em tudo que é. Você é incrível!

    ResponderExcluir
  11. Oii Helena! Amei a forma que você escreveu seu texto, explicou de forma tão simples estes sentimentos complexos. Também sofro com isso de me priorizar, então espero que nós 2 consigamos superar isso e enxergar nosso verdadeiro valor! <33

    ResponderExcluir
  12. Helena, seu texto foi muito sincero e sensível, assim que terminei de ler me veio um trecho de uma música na cabeça:
    Um homem não te define
    Sua casa não te define
    Sua carne não te define
    Você é seu próprio lar

    Fique forte e não desista de você, não desista do seu potencial! Estamos aqui <3

    ResponderExcluir
  13. Helena, algumas situações são muito difíceis e outras fáceis. Cada dia vivemos situações diferentes. Mas um dia eu ouvi uma frase que dizia que se colocarmos nosso coração em cada ação, tudo será possível. Acredite nisso e acredite em si e você alcançará sempre seus objetivos.

    ResponderExcluir
  14. "autocuidado é isso, não é só uma rotina de skin care ou de mudar o cabelo ao invés de fazer terapia" Falou tudo! Ótimo texto e espero que tudo fique bem!

    ResponderExcluir