quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

CRÔNICA FINAL

 Para uma pessoa ansiosa é bem difícil escolher um só caso de autossabotagem. A verdade é que passo por isso há muito tempo. Talvez, mais tempo do que eu mesma me dê conta. A insegurança e o pânico pode me consumir, a ponto de acreditar que não sou capaz.

Quando criança, ouvia que eu era a pessoa mais inteligente da família, seria a primeira a cursar uma faculdade pública e que teria um futuro brilhante. Meus pais e avós se esforçavam ao máximo, lutando para que eu tivesse uma educação de qualidade. Por isso, sempre me cobrei muito para atingir a expectativa deles. Sim, deles. Eu não ouvia muito o meu coração.

 “Ela será advogada renomada” era o que eu mais ouvia durante a minha adolescência. Acabei internalizando a ideia, me esforçando ao ponto de não dormir à noite e de, a cada aula de matérias consideradas difíceis, ter uma crise de pânico. Eu sabia que eu poderia entender, mas, bem lá no fundo, tinha a total percepção de que viver a vida inteira em um escritório de advocacia me deixaria infeliz. Me autossabotava, mesmo sem perceber, fugindo, de forma inconsciente, daquela profissão que muitas pessoas acreditavam ser o melhor para mim.

Não sou uma pessoa de muitas crenças, mas no momento do SISU pedi ajuda para a única pessoa que poderia me aconselhar no momento: minha avó. Ela não está no mesmo plano que eu, mas pude ter a certeza que, de alguma forma, ela estaria me ouvindo. Logo, vieram lembranças da infância, época em que eu brincava de entrevistá-la sobre os problemas do bairro. Ser jornalista era um sonho de infância que eu acabei deixando de lado, afinal, entendia que eu seria incapaz de exercer a profissão pela minha timidez excessiva causada por alguns traumas. A partir daquele momento tudo ficou mais claro: era isso que eu realmente me via fazendo e minha avó acreditava, muito mais que eu, na minha capacidade. Por ela, vou lutar para ser a melhor possível.


Luísa Novelli

16 comentários:

  1. Ainda bem que você ouviu seu coração, nesse caso não acho que você se sabotou, você está trilhando o caminho que deseja e isso é lindo! Espero que você realize coisas incríveis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, creio que, ao ouvir o meu coração, quebrei algumas autossabotagens que tanto me paralisavam! Muito obrigada mesmo, Rainha do Caos! Também espero que você realize coisas incríveis. Você é muito gentil <3

      Excluir
  2. Que lindo, Luísa, fiquei emocionada com a sua crônica. Tenho certeza que você será uma grande jornalista, daquelas que o professor Pedro vai falar "Sabem a **? É cria da UFF" :). Fico muito feliz em que você tenha sentido a sua vovó mesmo em outro plano, dá para ver o quanto a conexão entre vocês é real <3 Parabéns pelo seu texto, você é incrível.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto e relato, Luísa! Fico muito feliz que você conseguiu se libertar destes comportamentos que te impediam de enxergar o que você realmente queria. Tenho certeza que sua família vai se orgulhar muito da profissional que você irá se tornar!

    ResponderExcluir
  4. Isso de "Advogado, medico ou engenheiro" é complicado. Todos esperavam que eu seria uma medica renomada. Te compreendo e muito. Seu texto foi bem profundo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto, Luisa! Fico feliz que tenha tomado sua decisão e que sua avó tenha te ajudado nesse caminho pra sua felicidade e realização!

    ResponderExcluir
  6. Ótima crônica, Luísa! Fico feliz que você tenha seguido o seu coração. Tenho certeza que sua família vai se orgulhar muito da excelente profissional que você irá ser!

    ResponderExcluir
  7. Que legal toda as suas recordações, reconhecimentos. Siga sempre o seu coração!!

    ResponderExcluir
  8. Sua crônica me emocionou, que bom que decidiu seguir seus sonhos...

    ResponderExcluir
  9. Impossível não ficar feliz com a conclusão da sua crônica, ainda mais ao conseguir pegar o sentimento de pressão sobre você ao longo dela. Me fez lembrar da música “Sob Pressão”, de Encanto, e achei legal que seu pseudônimo coincide com a personagem que canta. Se não conhece, recomendo. Mais do que te parabenizar pelo texto, te agradeço por compartilhar uma experiência tão significativa!

    ResponderExcluir
  10. música “Estou Nervosa”*. Confundi, perdão.

    ResponderExcluir
  11. Amei sua crônica! Muito bonita a relação que você tem com sua avó. Me identifiquei muito com o texto e fico muito feliz por estar aqui com a gente, em busca do seu sonho! Que bom que não abriu mão disso!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Luísa. Pelo texto e pela decisão. No fim das contas o coração sempre está certo!

    ResponderExcluir
  13. Que linda sua crônica Luisa, parabéns <3 Nunca deixe de seguir seu coração!

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz que você está seguindo seus sonhos e não os dos outros! Tenho certeza de que será muito feliz assim <3

    ResponderExcluir