sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A esquerda brasileira não é revolucionária.

O ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, utiliza de todos os seus privilégios que o capitalismo proporciona para descrever a persona de Che Guevara. Diferente de Che, Washington não combateu em uma ditadura, vive no conforto de sua residência com direito a ter o que no momento grande parte da população brasileira não tem. O ex-prefeito descreve Che e a revolução cubana com seus gestos, esfregando sua cabeça, coçando sua barba e comparando Che com seus feitos democráticos na cidade em que governou.
Existe uma diferença muito grande entre Washington e Che. Washington é a cara da centro-esquerda brasileira, democrática, que faz alianças para conquistar seus objetivos, a centro-esquerda que vive assim como a direita-liberal dependendo do centro político para ter o seu êxito. Já Che, libertou uma ilha da ditadura e do neoliberalismo econômico, com todo seu amor, mas com dente por dente. Che acabou com uma ditadura e mesmo com problemas, o país prefere viver nas sombras de um bloqueio econômico ao invés de voltar para um sistema capitalista.
Washington não é um político revolucionário, não tem comparação com seu admirado líder, que lutou contra uma ditadura e um sistema. O Brasil também venceu uma ditadura, mas diferente de Cuba, o sistema de desigualdades se mantém vivo até hoje e fora dos limites do município de Maricá.

Estrela da Manhã

9 comentários:

  1. JURO Q N TENHO NADA CONTRA ESQUERDA EU SOU ESQUERDISTA SÓ ESTAVA FAZENDO MEU TRABALHO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma crítica que presica ser feita. Parabéns, estrela da manhã, não é porque você esquerdista que precisa necessariamente concordar com tudo. Ótima crônica aliás.

      Excluir
  2. Nossa, que forte o seu texto, Estrela! Mas, essencial. Percebi que é uma forte observadora e acho um ponto importante para a escrita. Realmente há bastante diferença entre Che e Quaquá. Infelizmente o Brasil ainda está bem longe de ser uma "Maricá gigante", no sentido de igualdade... e isso me entristece bastante. Será que um dia chegaremos lá?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua analise. Seu texto apresenta como você é uma pessoa com uma característica forte. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Arrasou, morningstar! Crítica necessária, apesar de sarcástica! Ah se o Brasil fosse uma Maricuba gigante...

    ResponderExcluir
  5. Morningstar, como sempre, arrasou! Crítica importante e cirúrgica! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eita estrela, arrasou na crítica. Parabéns

    ResponderExcluir