sexta-feira, 22 de abril de 2022

Espelho de Água

                                                                                  

Acordei num dia e algo dentro de mim se despertou, Ou melhor dizendo, se desesperou. Fiquei impactada com a realidade, e logo percebi que o real e o imaginário vivem em um acirrado conflito. De um lado quem eu realmente sou, sem filtros. Do outro lado, a hipotética imagem distorcida da realidade, a qual tanto almejo abarcar.  

Uma distopia plausível em que todos são coniventes com a inverdade. No entanto, já é chegada a hora em que nós teremos que nos despir das máscaras que usamos em nossas redes sociais e enfrentarmos o nosso verdadeiro “eu”.

Tenho a plena certeza que será um combate épico e memorável. Quem eu verdadeiramente sou Versus Quem eu gostaria de ser. O meu choro de hoje não é postado, mas o falso sorriso de amanhã é aclamado.

O que eu posto no meu Instagram não reflete quem eu sou no meu dia a dia. Mas, como um espelho d' água, reflete uma imagem embaçada da minha pessoa. Não é que seja mentira, só não é refletida uma imagem íntegra. Não, pelo contrário, posto apenas um átomo de um planeta chamado Minha Vida.

Fotos sorrindo. Diversão com os amigos. Ou um momento de Paz. Por que eu não postei ontem a crise que eu tive? Ou quando fiquei chateada com alguém? Ou naquele dia que estava com raiva daquela pessoa?

Incrível como o Instagram parece ser um mundo paralelo, ou uma esfera da galáxia inatingível, onde não há choro, tristeza ou raiva. Mas somente graça. O Irreal é tangível e aclamado nesse planeta onde tudo é um espelho de água.

Por Glória Maria

4 comentários:

  1. Glória, foi muito inteligente a analogia que você fez ao linkar o nosso perfil nas redes à forma como nossa face se distorce quando nos olhamos nas águas. Sua escrita é muito sóbria, consistente e sólida, não é por acaso que você está estudando Jornalismo.
    Com afeto, Argus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Querida Glória, gostei muito da sua forma de descrever esse fenômeno como "Espelho d' água", pois não necessariamente a felicidade postada é uma mentira, mas fica esse sentimento, já que a tristeza não é tão postada quanto essa felicidade. O texto foi muito bem escrito, meus parabéns.

    Freddie Mercury

    ResponderExcluir
  4. Cara Glória, não pude deixar de notar as suas construções linguísticas e o quanto elas me chamaram atenção. Quando você escreve "a hipotética imagem distorcida da realidade", "Quem eu gostaria de ser", "falso sorriso de amanhã" ,"O Irreal" para se referir a natureza forjada do padrão de vida na internet e "um átomo de um planeta chamado Minha Vida" para se referir a algo que existe. Não sei se foi intencional, mas o que eu senti é que no seu texto o irreal disputa espaço com o real. Ao passo que é irreal, hipotético e imaginado, ele existe, como você mesma escreveu, é "um átomo" da sua vida. Interessante a sua reflexão. E me fez questionar, será que também devemos aceitar essas construções como parte do nosso cotidiano?

    ResponderExcluir