segunda-feira, 11 de abril de 2022

 Ressaca


Todos nós possuímos algo que nos consome avassaladoramente. No meu caso, a paixão me faz criar muitas expectativas e leva a minha mente a criar inúmeras realidades paralelas que acabam por nunca se concretizar. Esse agridoce sentimento é algo que me deixa mais leve, sorridente e com aquele frio na barriga bobo. Mas, ao mesmo tempo, toda vez em que ele ressurge, me arrasta pelos cantos mais obscuros da minha alma, como uma ressaca.

Todas as vezes em que decidi me entregar de corpo e alma a alguém, eu acabei por terminar em um poço sem fundo. Nas vezes em que atingi esse estágio, eu sentia como se meu corpo estivesse moribundo, com minhas entranhas sendo devoradas por um dos meus maiores medos: a solidão. Solidão essa causada pela minha mente, que insiste em transformar alguns afetos recebidos em um cenário de final feliz. Seria esse o anseio mais voraz da minha alma? Ser feliz no amor e poder me sentir completo, ao menos uma vez na vida?

Por diversas vezes acreditei que o destino movia as peças porque aquele não era o momento certo para me relacionar com outra pessoa. Mas, em um determinado momento, a minha auto sabotagem tomou como verdade que o problema era eu: eu não era o suficiente para ninguém, e por mais que tentasse me adaptar, nunca seria. Como uma pessoa que nunca conseguiu se amar de verdade poderia ser suficiente para amar outra pessoa? Essa constatação veio depois da segunda pessoa que me disse a conhecida frase: “O problema não é você, sou eu”. 

Depois de sofrer por mais de dois anos por um amor não correspondido, decidi me fechar para quaisquer possibilidades, e então passei a me sentir mais sozinho que nunca. Quaisquer demonstrações de afeto que poderiam indicar o início de algo mais sério, faziam com que eu me trancasse novamente naquele fundo do poço. Recorri à terapia para tentar achar caminhos para resolver esse trauma, mas nunca consegui falar sobre isso. Na hora “h”, sempre travava com medo. Confesso que o momento de reclusão ocasionado pela pandemia me fez acreditar que tinha me recuperado e que aqueles fantasmas já não me perturbariam mais. 

Contudo, essa maré calma de recuperação não passou de um doce engano. Numa dessas festas jovens, passei do ponto e externalizei para um certo alguém os sentimentos que nutria por ela há algum tempo. De certa forma, esses sentimentos foram bem recebidos e  eu pude sentir o doce sabor de seus lábios nos meus alguns dias depois. Confesso que há muito tempo eu não me sentia tão vivo assim. Porém, mais uma vez, minha mente resolveu brincar e me mostrar o quão vulnerável eu sou para o amor. Criei inúmeros finais felizes na minha cabeça até perceber que aquele beijo não passou de apenas um momento e que todo aquele amor em mim era apenas meu, e não mútuo. Essa constatação me empurrou novamente em queda livre para o fundo do poço da minha solidão, onde me encontro nesse momento, rodeado pelos meus monstros.


- Bluebird

Por Bluebird Roger

8 comentários:

  1. Querido Bluebird,
    Sinto muito que sua mente tenha te capturado nessa armadilha, todos somos dignos de amor.
    Ainda acredito no amor e em seu conto de fadas idealizado, talvez como um grande sonhador.
    Ao invés de se questionar sobre si mesmo, pergunte-se sobre o tipo de amor que acredita merecer e tolera.
    Todos merecemos o melhor, e em cada um desses relacionamentos o que era o melhor?
    Trabalhe suas expectativas e carências, por qual motivo a culpa precisa ser sua?
    Quanto a sua estrutura textual, cativou-me. Parabéns pelo jogo de palavras e vocabulário rico!
    Agradeço pela oportunidade de compartilhar seus traumas conosco!
    Com carinho,
    Shaolin, o matador de porco

    ResponderExcluir
  2. Roger, em certo trecho você diz: "[...]eu não era o suficiente para ninguém, e por mais que tentasse me adaptar, nunca seria." Não sei de onde veio essa mentira, mas ela é cruel e ilusória. O problema não é que você não é o suficiente pra alguém, você simplesmente não é o suficiente pra si mesmo. Um relacionamento não é composto de duas metades que se completam, mas de dois inteiros que se complementam. Ao invés de procurar alguém pra te completar, procure fazer isso por você mesmo.
    Seu texto foi muito bem estruturado e fluido, e o curso dele é tão leve e natural que me senti arrebatado pelas palavras. Parabéns pelo seu talento!
    Com afeto, Argus.

    ResponderExcluir
  3. Bluebird, parabéns pelo seu texto! Foi tão fácil me identificar com vc! A escrita sincera, a leitura fluida, um cenário tanto geral como particular. É difícil sair escapar das fantasias e expectativas q criamos sem querer, mas espero q o exercício de escrever te ajude com esse problema q é tão seu, tão nosso.

    ResponderExcluir
  4. Bluebird, acredito fielmente que tudo tem um propósito e que as coisas acontecem exatamente como tem que acontecer, e isso inclui os fracassos amorosos. Relacionamentos tem que dar errado para que outros possam dar certo e temos que sofrer por amor para amadurecermos. Gostei do seu texto e da sua escrita.
    Com carinho, Aria.

    ResponderExcluir
  5. Bluebird, por muito tempo eu também idealizei esses amor na minha cabeça. Não é fácil perceber que o problema não é outro, porque ninguém tem culpa das nossas expectativas. A gente realmente cria e joga a responsabilidade da realização para uma pessoa que também tem suas próprias lutas. Acho que você precisa perdoar quem sem querer pode ter sido seu algoz. Sobre o seu texto, achei bem fluido e adorei a leitura. Obrigado por compartilhar seu trauma conosco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bluebird, criar expectativa é algo inerente ao ser humano. Hoje eu acredito muito em destino e vejo como algumas pessoas do meu passado não agregariam ao meu presente. Por isso, muitas delas se foram. Tente se abrir para os novos amores, mas sempre com os pés no chão. O outro nem sempre tem a mesma responsabilidade emocional que nós temos. Não há nada de errado em demonstrar afeto, muito pelo contrário, o mundo carece de pessoas como você. Gostei bastante do seu texto, tem uma boa escrita e pude sentir o quanto isso te aflige.

    Com carinho, Elizabeth.

    ResponderExcluir
  7. Bluebird, é impressionante como você conseguiu aproximar o leitor de seu texto. Com essas indagações presentes na maioria das mentes jovens, a leitura do seu texto se torna extremamente fluida, simples e prazerosa. Me identifiquei em diversas questões trazidas por você, me deixando ansioso para suas próximas produções, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Querido Bluebird, amar realmente é algo muito complicado. E não ser correspondido, é uma tristeza inigualável.
    Sinto muito por tudo o que você passou. Mas saiba que, às vezes, quando menos esperamos, quando já estamos aconchegados no "fundo do poço da solidão", chega alguém, nos joga uma corda para subirmos e nos mostra o quão lindo é amar e ser amado!

    Que esse momento chegue logo em sua vida!

    Com carinho, Glória Maria!

    ResponderExcluir