sexta-feira, 22 de abril de 2022

 Si non se noverit


“Se não se conhecer”, foi o que respondeu Tirésias, o profeta, ao ser perguntado se Narciso teria uma longa vida. 


Hoje, para definhar diante das águas de uma auto-obsessão mortal, já não precisamos de uma beleza extraordinária: basta construí-la meticulosamente com filtros e aplicativos, na eterna busca por um quase afeto, um je ne sais quoi melhor que sexo com sabor de sorvete de chocolate.


Para ser sincera, a Karmen nasceu no Instagram, muito antes de sequer pensar em conhecer vocês. Foi uma tentativa desesperada de fugir do lugar idílico onde escolhi me aprisionar, onde ninguém era triste, pobre, solitário. Só eu. Na verdade, nem eu, a julgar pelas fotos irritantemente sorridentes e solares, ao lado de gente bonita, elegante e (nem tão) sincera.


Na nova conta, mais seleta, com seguidores escolhidos a dedo, eu queria mostrar novos ângulos, falar de tristeza e solidão. Queria me desnudar de verdade diante daquelas pessoas. De certa forma, posso dizer que consegui: os textos sensíveis rapidamente deram lugar a uma bela coleção de fotos da minha bunda…


Você sabe que venceu, Mark Zuckerberg.

Por Karmen Chameleon

4 comentários:

  1. Karmen, seu primeiro texto me tocou profundamente e esse me surpreendeu de novo. Sua escrita é visceral e fluída, vai bem no fundo das nossas feridas. Ansiose pelos seus próximos textos e o que você ainda tem a dizer.

    Nico

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu dei uma risada ALTA com o último parágrafo. A quebra da progressão que você constrói ao longo do texto causa o riso. Porque realmente aparenta que você vai vencer o sistema, só que tudo isso é desfeito com a volta ao comum. Ademais, senti falta que você se colocasse mais no texto e detalhasse situações.

    Com carinho,
    Liev

    ResponderExcluir
  3. Não sei se foi a intenção (acredito ter sido, visto que sua escrita e suas escolhas parecem apontar para isso), mas o "gente bonita, elegante e sincera" me pareceu uma ode à Tempos Modernos, que também se encaixaria. Até porque seu texto aborda, de fato, esses tempos modernos — um em específico que se passa bastante tempo depois de Narciso e denuncia que, realmente, não evoluímos em muita coisa. Esse "desnude" que você fala sobre, revelando a cada outra palavra um twist do que nós acreditamos ser no início, é quase metalinguístico e funciona muito bem. Consegui viajar nas suas palavras.

    Em breve, o Elon Musk também vai vencer... Infelizmente.

    Com carinho,
    Inez

    ResponderExcluir
  4. Querida Karmen, simplesmente amei a forma como você quebra a narrativa no último momento.
    Me surpreendi (positivamente)!

    Com carinho, Glória Maria!

    ResponderExcluir