segunda-feira, 11 de abril de 2022

SEM MARGEM PARA ERROS

Já perdi a conta de quantas vezes fui taxado como incapaz e irresponsável pelos meus pais, simplesmente por não cumprir o que eles confiaram a mim. O último desafio foi o vestibular, anos de investimento nos meus estudos que eu precisava mostrar que não foram em vão, a falha não era uma opção. Mas eu falhei e foi um dos piores momentos da minha vida, porque me ensinaram que o fracasso e o sucesso são opostos, quando na verdade eles fazem parte do mesmo processo. Enquanto eu não percebia isso, a decepção e os olhares de reprovação tomaram conta de mim. Minha única missão era ser melhor que os meus pais, já que eles não tiveram as mesmas oportunidades que eu.

Foi muito difícil me reerguer depois de uma queda tão frustrante, mas consegui. Agora o trauma do fracasso entrou na minha mente com outra luta: preciso mostrar meu valor, mostrar que eu realmente mereço estar no meio de tantas pessoas talentosas. E se eu for o pior de todos? E se eu não me destacar de maneira nenhuma? Quando fazemos algo que nos dá prazer, normalmente até parece fácil, mas só isso não basta, tenho que ter aquele algo a mais, o problema é que eu não sei se sou capaz de desenvolver isso em mim, essa dúvida já se estabeleceu no meu inconsciente. Fracassei tanto, que tenho mais medo que confiança, sempre penso na pior das hipóteses antes de pensar que eu poderia ter sucesso. Quanto mais reflito, menor é minha autoconfiança. O que me resta é viver com esse turbilhão de pensamentos, tenho que arriscar e, consequentemente, errar e acertar. É assim que vai ser, pena que é mais fácil falar do que fazer.

Com bastante preocupação,

Canoa Furada
Por Canoa Furada

11 comentários:

  1. Querido Canoa Virada,
    Falo com bastante empatia sobre seu trauma: Seja corajoso!
    Corajoso o suficiente para tentar e saber que errar também é uma dádiva! Estamos propícios ao erro constantemente, e afinal de contas, é isso que torna a vida interessante!
    Não desista de ser você mesmo por aquilo que possa desagradar seus pais, você não é uma média do que eles precisam que você seja!
    Ser você é o suficiente!
    Sobre sua estrutura textual, deixo elogios sinceros. Sua crônica me capturou e gostei bastante de seu jogo de palavras!
    Com carinho,
    Shaolin, o matador de porco

    ResponderExcluir
  2. Canoa furada, parabéns pelo texto! Reconheço esta angústia e falo com propriedade que você passará por ela. A gente nunca caberá na roupa alheia, apenas na nossa, lembre-se disso. Você não precisa ser nada além do que é. Espero que esses temores passem e que você consiga explorar o que há de melhor em você!

    Com carinho, Lilith

    ResponderExcluir
  3. Canoa, viver as expectativas dos outros é a maneira mais frustrante de se autossabotar. Por mais que o seu relato seja mais sólido e menos intimista, arrisco dizer até um pouco científico, a preocupação que você expressa é quase palpável. Nunca se meça pelas medidas de outra pessoa. O sucesso nada mais é do que um acerto precedido de muitas falhas.
    Com afeto, Argus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Canoa Furada. Foi uma boa leitura a do seu texto. Essa pressão é mesmo aterradora. Espero q vc perceba que não precisa provar seu valor para ninguém além de você mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Canoa furada, como você mesmo falou, o fracasso é parte do processo e é ele que faz o sucesso valer tanto. Respeite suas fases e suas etapas, todos passamos por elas para conquistar o que almejamos. Amei seu texto, você é ótimo com sua escrita.

    ResponderExcluir
  6. Canoa Furada, não se cobre tanto! Você já ingressou em uma ótima universidade, provou aos seus pais o quanto é capaz e agora deve focar nessa jornada. As falhas pelo caminho serão inevitáveis, é preciso aprender com elas. Agora é o momento de errar para aprender e aperfeiçoar o que precisa. Parabéns pelo texto!

    Com carinho, Elizabeth.

    ResponderExcluir
  7. Canoa Furada, o fracasso pode ser muito traumático mesmo. Quem nunca colocou muita expectativa em algo e depois teve que lidar com a não realização? Muita gente não posta das redes sociais seu momento de baixa. E isso pode nos fazer pensar que estamos sozinhos em um ciclo de fracasso, mas não estamos. A vida não é perfeita para todos, essa é a única certeza.

    Agora você está em uma das melhores universidades do país e tem muito do que se orgulhar. E é assim. Uma hora você vai escutar um não, só que se você persistir, pode se tornar um sim.

    Fica bem,Canoa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Canoa Furada, me identifiquei até demais em suas indagações em relação a si próprio, sofro dessa falta de autoconfiança e sei pelo que você está passando. O fato do fracasso e depois a vitória quanto ao vestibular, mostra que o atingir o objetivo não é o principal, mas sim o processo que você viveu pra atingir esse objetivo, são nos diferentes fracassos que vivemos que aprendemos e evoluímos como pessoa. Em relação à estrutura, achei muito interessante esse jogo de palavras, e até algumas rimas ( não sei se foram conscientes), tornando um texto muito interessante de ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Canoa, lendo esse texto parecia que ele havia sido feito para mim, me identifiquei com cada palavra dita, meus parabéns por conseguir se abrir de forma tão verdadeira.
    já com relação ao texto não tenho crítica alguma desde a estruturação até escolha do vocabulário foi tudo muito bem montado, Você tem um talento incrível!!!!
    Um abraço de seu amigo chorão 🛹🛹🛹

    ResponderExcluir
  10. Querido Canoa Furada, saiba que as expectativas dos outros sobre você, são apenas deles!
    Foque em você, foque em ser feliz, foque naquilo que te faz bem, e você verá o quão bom é naquilo que realmente ama!

    Com carinho, Glória Maria!

    ResponderExcluir