sexta-feira, 5 de maio de 2023

ÂNSIA PELA ACLAMAÇÃO.

Sempre gostei da ideia de me destacar, de chamar atenção positivamente. Um pouco

egocêntrico, não? Acho até que bastante. Talvez tenha sido por isso que passei a reprimir essa

vontade. Ou porque aprendi que é impossível viver tendo esse desejo de maneira constante.

Imagino que esse anseio tenha surgido na minha infância. Fui o filho único de pais na faixa

dos quarenta anos. Aprendi a ler antes da maioria das crianças. Na escola, sempre fui o aluno

preferido dos professores. Até dada idade, acreditava que eu sempre seria o melhor em tudo que eu

me propusesse a fazer – e esse sentimento era bom e aprazível. Eu me via numa posição especial

diante das outras pessoas, até porque fui influenciado a pensar assim. No entanto, observando essa

situação atualmente, creio que estar nessa posição especial provavelmente foi o ponto principal para

causar o meu isolamento das outras crianças e a sensação de solidão que me acompanha até o

presente.

Mais que isso: o princípio de uma certa maturidade me ensinou que infelizmente nem tudo

(ou quase nada) é exatamente como a gente quer. A consciência de que eu sempre estaria suscetível

a falhas, erros e incapacidades veio com muita dor e sofrimento. Era como se boa parte do que me

disseram sobre mim e sobre o mundo fosse inverídico.

O bom de ter passado por esse processo (que foi um pouco problemático, não nego) é que

descobri como é bom lidar com seres humanos diversos – alguns melhores em determinadas coisas,

outros piores em outras. Compreendi que não se ganha nada de proveitoso querendo se sobressair

em relação a alguém.

Ainda assim, vira e mexe vem aquela tal vontade da aclamação, do aplauso. Uso isso como

propulsão para que eu realize minhas tarefas de maneira mais eficiente, e tenho noção de que

mesmo assim elas podem não ser as melhores dentre todas (muito pelo contrário!). Depois de tudo

isso dito, honestamente concluo que é muito assertivo de minha parte manter esse desejo cada dia

mais reprimido.


Suco de Soja

Um comentário:

  1. Suco de Soja,me identifiquei muito com seu texto (em relação a achar inverídico comentários sobre você e o mundo). Adorei sua escrita,tudo muito bem desenvolvido. Amei!

    ResponderExcluir