sábado, 27 de maio de 2023

Sargento Gentileza

Me foi dada a tarefa de tentar descobrir as características de uma pessoa através dos textos

escritos pela mesma, enfim, é complicado desvendar de forma completa a essência do autor

de qualquer obra ou o que ele está sentindo, afinal, a arte é interpretativa em todas as suas

formas, portanto, vou me aventurar em meros palpites e usar um pouco da imaginação como

minha guia nesse texto.

Decidi falar sobre a crônica do Sargento Santhiago, o motivo é simples: Identificação, vi nele

pensamentos que eu certamente teria, sendo a principal característica a reflexão. O autor do

texto é alguém que observa a situação de Carolina e além de sentir uma forte empatia, traz um

aprendizado para si, conectando a situação triste e delicada do câncer com pensamentos que

podem nos tornar seres humanos melhores. Uma das questões destacadas é a falta de tempo,

Santhiago como uma pessoa sábia e reflexiva, observa isso de modo um pouco poético,

trazendo algumas indagações e arrependimentos que podemos ter quando estamos próximos

da morte. Acho que Santhiago quis dizer que devemos aproveitar a vida de forma saudável

enquanto ainda temos cronos(tempo), devemos ser pessoas gentis e aproveitar os mínimos

detalhes, viver cada momento como se fosse único. Se eu pudesse definir Santhiago com duas

palavras, uma seria certamente esperança, ele genuinamente acredita e espera que Carolina

consiga pagar seu aluguel e vencer o câncer, da mesma forma que tem a esperança de que

todas as pessoas tenham voz na sociedade. A outra palavra seria sabedoria, julgo como sábio

alguém que analisa situações alheias e aplica como aprendizado em sua própria vida, e

Santhiago faz isso com perfeição, acredito que se mais pessoas tivessem essa capacidade, o

mundo seria um lugar de fato mais gentil, afinal, gentileza gera gentileza.


- Dez

Nenhum comentário:

Postar um comentário