sexta-feira, 5 de maio de 2023

Inveja do Peter Pan

Eu sempre fui contra a ideia de que o chão é o local apropriado para os pés

repousarem. Em minha infância, sendo uma criança facilmente influenciável e educado

por pais católicos, quando eu escutei pela primeira vez a frase “Deus é onipotente”,

talvez eu tenha interpretado ligeiramente errado. Assim, imaginando que qualquer coisa

era possível com ele, eu passei dos meus 5 a 7 anos rezando e diariamente fazendo o

mesmo pedido: “Senhor, tudo que eu quero nessa vida é saber voar”.

Se o Peter Pan podia, por que raios eu não poderia também? O fato de existir uma

distância lógica entre mim e um garoto da Terra do Nunca me irritava profundamente.

Este tema me faz pensar se o sentimento da inveja não está indiretamente ligado a

algum desejo reprimido. Eu tinha inveja do Peter Pan porque ele fazia, sem muitas

explicações elaboradas, algo que eu inconscientemente sabia que nunca conseguiria

reproduzir.

Você deve estar se perguntando: “essa crônica é realmente sobre um idiota que

queria saber voar quando criança?”, talvez esteja tentando achar um sentido a mais para

tudo isso. Assim, saiba que eu também estou, já pensei na possibilidade de eu

internamente desejar ser mais poderoso que os outros, ou de que eu me sinto

aprisionado a algo e isso poderia ser a representação do meu sentimento de querer ser

livre. Entretanto, é um fato de que saber voar me faria uma criança mais feliz.


-Linguini

2 comentários: