sexta-feira, 5 de maio de 2023

Libertas

O que é ser livre para você?

Para Aristóteles, a liberdade está relacionada a capacidade de escolha de acordo com a

própria vontade. Para mim, ser livre é poder viver da forma que você quer sem que

atrapalhe a liberdade do outro. Ser livre é poder se expressar da forma que se sentir

melhor, vestir do jeito que você se identifica, gostar de quem fizer seu coração palpitar,

fazer o que se tem vontade, sem ligar para padrões ou opiniões alheias.

Antes mesmo de nascermos, já fazemos parte de uma sociedade e de uma família,

pilares sociais que reprimem nossa liberdade. A religião e crenças dos seus pais, o seu

gênero, sua etnia, os costumes da sua família, tudo isso corrobora para a privação de

nossa liberdade. E mesmo que consigamos nos desprender de alguns desses fatores,

nunca será de todos. Sempre haverá alguma estrutura para nos tirar a liberdade total,

para o bem ou para o mal.

Por muito tempo acreditei que a forma que eu me via e vivia era a certa simplesmente

porque me ensinaram assim. Acontece que a gente cresce e começamos a pensar por nós

mesmos, a formar nossas opiniões e a nos enxergar como indivíduos no mundo, e as

"vestes" familiares e sociais já não nos servem mais. Mas nem sempre conseguimos nos

livrar delas. E o que fazer quando as “vestes” já estão apertadas?

Vejo que é aos poucos, dia após dia, conquista após conquista, que vamos alcançando

nossa liberdade.

- Sargento Santiago

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto. Acredito que seu desejo pela liberdade tenha ligação com a maneira com que você foi criado

    ResponderExcluir
  2. É um texto bem interessante, eu tenho como única reclamação que ele é um tanto quanto repetitivo.

    ResponderExcluir