sexta-feira, 5 de maio de 2023

O Futebol reprimido

 Identificar um desejo reprimido, essa foi uma das missões mais difíceis da semana. Como detectar um desejo que eu não tenha consciência? Muito complicado. Fiquei durante dois dias refletindo sobre e não cheguei a nenhuma conclusão. Talvez o mais próximo de um desejo reprimido seja minha relação com o futebol.

Sempre sonhei em ser jogador de futebol, como muitos brasileiros. Durante boa parte da minha infância eu joguei em escolinhas de futsal, participei de campeonatos e vivenciei o futebol diariamente. Felizmente eu tinha o apoio dos meus pais, eles me incentivavam e entraram nessa junto comigo. Participei de testes, todas com resultado negativo. Aos poucos desisti de seguir esse sonho, mas continuava amando jogar um futebolzinho com meus amigos. Até que durante a pandemia, fui chamado para jogar um futebol com eles, algo que seria para me distrair, aliviar um pouco da tensão que rondava o ambiente naquele momento. Não me senti bem jogando, pior, tive crise de ansiedade e voltei correndo para casa. Depois desse episódio, por muito tempo fiquei associando o jogar futebol a me sentir mal. Isso me deixou bem triste. Como que aquilo que eu mais gostava de fazer na vida me deixa mal?

Aos poucos fui voltando a jogar, mas nunca mais com aquela vontade de antes. O desempenho só foi piorando e isso me deixava mais bolado ainda. Não conseguia aceitar que não jogava bem agora. Desde então, minha relação com jogar futebol mudou, o menino que não negava uma pelada, hoje em dia tem preguiça e pouca vontade de jogar. Por muitas vezes isso me deixou triste. Até hoje não sei dizer se isso é um desejo reprimido, consequência de um trauma ou apenas um amadurecimento de minha pessoa.

- Artubol da Lua

5 comentários:

  1. Pelo relato fica um pouco difícil discernir se o texto fala sobre um desejo ou sobre um trauma, mas é um texto bom.

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu texto, acredito que jogar futebol seja mesmo uma vontade sua,não apenas um trauma. Espero que você consiga voltar a jogar! Achei seu texto bom

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, mas acho que não fica tão claro se é um desejo reprimido ou apenas um sonho que ficou na memória. Espero que você volte a jogar!

    ResponderExcluir
  4. Apesar da narrativa mais informal e de alguns poucos erros de pontuação, gostei do texto, porém acho que você puxou muito para o lado traumático da coisa. Espero que você possa voltar a fazer o que ama!

    ResponderExcluir
  5. Para mim ficou claro que seu desejo reprimido é ser um jogador de futebol. Existem várias formas de você alcançar esse desejo. Corre atrás e mesmo que não dê pra você ser um profissa, você consegue pelo menos fazer disso um hobby e deixar a vida mais leve!

    ResponderExcluir