sexta-feira, 5 de maio de 2023

Desejo (a)normal

Quem nunca teve um desejo que estranhou e reprimiu isso da mente? Desejos como: jogar o

celular da ponte, tocar na cerca elétrica, comer uma comida estranha, saltar de um avião sem

paraquedas, entre outros. Desejos que nós temos naturalmente, mas que por conta da

sociedade, do senso comum ou da nossa própria mente mesmo que é formada por nossas

vivências e ensinamentos, nós não fazemos tais coisas.

Se eu tenho vontade de matar alguém eu vou fazer isso? só pelo desejo? óbvio que não,

porque nossa sociedade é regida por leis que não me permitem fazer isso. Então, eu reprimo

tal desejo da minha mente afim de que ele não venha me consumir e eu não venha cometer

um delito.

Quando criança eu gostava muito de doces e balas no geral, toda loja que eu entrava eu tinha

vontade de pegar um doce, minha mãe sempre dizia que se não tivesse dinheiro pra pagar não

deveria mexer. Ela estava certa, vivemos em um mundo capitalista, onde há valores nos

produtos e o capital girando, formando economias, etc. Não podia simplesmente pegar o doce

e sair, era errado, podia ser chamada atenção, então esse foi um desejo que eu tive que

reprimir.

Por isso que eu falo, ter desejos é normal, saber administra-los também faz parte, reprimi-los

também. Se fizéssemos tudo que desejássemos o mundo estaria um caos, porque além de

desejos (a)normais existem os que não são nem um pouco aceitáveis, imaginem essas mentes

perturbadas fazendo o que querem. Sem condições.

-Silvio Santos

Um comentário:

  1. Interessante reflexão, eu teria unicamente tentado desenvolver um pouco mais.

    ResponderExcluir