quinta-feira, 13 de abril de 2017

19h10

Fim da penúltima aula do dia, olho meu celular, são 17h50, falta pouco para voltar para casa. Essa nova rotina cansativa da faculdade está acabando comigo. Mesmo morando em Niterói e chegando bem mais rápido em casa que alguns colegas meus, basta passar da primeira aula que só consigo pensar em voltar para casa e continuar o sono interrompido por meu despertador.
Chego em sala, boto minha vontade de ir para casa no bolso e vamos encarar, o professor me pareceu gente boa na última aula, deve passar rápido. Qual a atividade em aula? Dizer o porquê você escolheu jornalismo? Vamos ver no que vai dar...
Nossa, quantas histórias diferentes, umas até incríveis, pessoas que desistiram da faculdade de letras nos seus últimos anos, que escolheram jornalismo para se tiverem filhos, que vem de Rio Bonito para UFF todo santo dia! Mas e eu o que vou falar? Escolhi jornalismo simplesmente por meu amor pelo esporte e minha incapacidade de ser um atleta profissional, com que cara eu vou contar essa história? Olho meu celular novamente, 19h10, ainda faltam 50 minutos… Quantas pessoas ainda faltam? Para de pensar nisso, foca na aula, devem ter outras pessoas que não escolheram jornalismo por motivos tão incríveis assim, vamos ver o que essa próxima garota vai falar agora…
Não pode ser, a garota já entrou em vários cursos diferentes antes desse? Ela deve ter oq? 24 anos? 20?! Como assim? Só 2 anos a mais que eu? Mas como então ela faz Vestibular desde 2011 se ela só tem essa idade? 2011 minha maior preocupação era o Petkovic sair do flamengo. Impossível eu não me sentir um bosta ouvindo isso.
Mas será que eu deveria me sentir um bosta mesmo? Eles são melhores que eu apenas por terem feito mais faculdades antes ou são apenas pessoas que não acharam o curso desejado tão cedo quanto eu? Será que jornalismo realmente é o curso que eu quero seguir minha vida toda? Ao menos eu ainda tenho como trocar, tantas pessoas nessa turma fizeram o mesmo, até pessoas no sétimo período da faculdade tiveram coragem de trocar de curso… Bom, melhor parar de delirar em cima disso, eu sou o próximo.

Morena_de_Inhaúma_23

3 comentários:

  1. O texto passou bem a certa urgência com que o eu-lírico estava pensando, afinal, logo ele seria o próximo da lista a se apresentar. Mas acho que poderia ter sido melhor construído. Menos exclamações ali, mais vírgulas aqui, um pouco menos de reticências...

    ResponderExcluir
  2. Não julgo as reticências porque uso da mesma forma. É como penso oralmente, minhas pausas pra pensar no que dizer. Enfim, não gosto da falta de sonoridade, acho corrido apesar de haver um contexto pra isso, não gosto de como separou os parágrafos e tem que tomar cuidado com a digitação comum de rede social, deixou escapar um "oq". É só um primeiro texto, as falhas são comuns e até o final do período todo mundo estará melhor. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A ideia de passar para o leitor a mesma ritmicidade dos pensamentos do narrador é boa. A menção às horas e as perguntas feitas pelo próprio narrador a ele mesmo trabalham a favor disso, no entanto senti que faltou um pouco mais de elaboração. Tente também prestar mais atenção ao linguajar utilizado, como o ''oq'' que acabou aparecendo. Revise seu texto antes de enviá-lo, ajuda a prevenir os erros. Parabéns por transmitir essa ritmicidade ao leitor, só tente elaborar melhor das próximas vezes.

    ResponderExcluir