sexta-feira, 28 de abril de 2017

Quem descobriu esse Brasil?

Hoje na escola a professora me ensinou que os portugueses descobriram o Brasil. Que eles vieram para cá buscar pau-brasil e algumas coisas que tinham em nossas terras, que os índios que estavam aqui aprenderam as coisas lá da igreja, que eles ganharam ferramentas e puderam começar a trabalhar. A professora disse que eles pescavam, caçavam e cultivavam. A vida deles era tranquila, viviam em harmonia com a natureza. Suas casas eram simples, moldadas com o que a floresta tinha para oferecer.
Os colonizadores eram tipo heróis com sua ciência, trouxeram luz a um local antes nem um pouquinho desenvolvido. Com facas, ferramentas, espelhos, diversas coisas que tomavam lugar de objetos improvisados, assim os índios conseguiam fazer mais atividades. Eles dominavam os animais, moldavam a natureza, para os índios pareciam quase que ter superpoderes.
Hoje eu vi na TV que um montão de índio tava lá em Brasília, eles tavam gritando, estavam nervosos e eu não entendi bem, perguntei pra mamãe e ela não sabia explicar. Eu acho que eles tavam tristes com os portugueses. Eu vi outro dia na TV que iam tirar a casa deles, fiquei muito triste.  Mamãe sempre diz pra não aceitar nada de estranhos, confio mais nela do que na Tia Rute. Imagina se me tiram daqui da minha casa. As índias na Tv estavam muito tristes, devem ta tentando tirar algo muito importante delas.
Eu sempre fico pensando, o menininho tava triste. E se fosse eu? Tiraram a casa deles. E se fosse a minha? Falaram que eles não fazem nada. Eu tenho que obedecer a eles? Os portugueses tão numa casa grandona, por que o menino não pode ficar na dele? Mãe, se eles quiserem pegar os meus brinquedos, eu não vou deixar. Mesmo que eles fiquem falando, mesmo que eles fiquem nos castigando, o que é meu, é meu e eles não vão levar.

Luiz Inácio

5 comentários:

  1. Gostei do narrador como criança, acho que é uma perspectiva diferente e muito interessante. Por outro lado, faltou fluidez no texto

    ResponderExcluir
  2. gostei da oralidade do texto com narrador infantil, mas, mesmo criança, a repetição de "triste" deixa fraco o lirismo.

    ResponderExcluir
  3. Como disseram faltou fluidez e também não encontrei lirismo, ademais vi alguns errinhos de gramática, mas bem poucos. Porém achei criativo a maneira de levar o texto, apesar de, em alguns momentos também não entender o porquê de algumas falas dela como em: "Mamãe sempre diz pra não aceitar nada de estranhos, confio mais nela do que na Tia Rute. Imagina se me tiram daqui da minha casa.".

    ResponderExcluir
  4. Entendi a maneira que você quis iniciar o texto, mas soou descritivo demais. Mas em contraponto, gostei muito do seu final e da emoção que ele carrega.

    ResponderExcluir
  5. O final que chama atenção no texto, com o posicionamento da criança: "Mãe, se eles quiserem pegar os meus brinquedos, eu não vou deixar" que leva a, quem quer que seja o leitor, se posicionar por um instante no lugar daqueles que a criança viu na televisão.

    ResponderExcluir