sexta-feira, 28 de abril de 2017

Velho Centro-Oeste


Quando ando pelas ruas a caminho de meu trabalho gosto de me imaginar em outros lugares, passo a passo na minha mente os prédios modernos se transformam em casas de madeira, os carros viram cavalos, o barulho da cidade se silencia e quando paro para ver a criação de minha mente, estou no velho oeste.
Sempre me perguntei se esses cenários que via nos filmes de bang bang quando menina realmente existiram em algum ponto do tempo ou se eram apenas uma invenção hollywoodiana, mas vamos deixar essa dúvida pra lá e aproveitar esse leve delírio.
Passo do lado de fora de um saloon, observo as portinholas e penso em entrar apenas para poder usar essas portas que sempre sonhei em ver ao vivo, porém antes de poder realizar meu desejo algo na rua me chama a atenção, um grupo de cowboys se prepara para mais um embate por terras contra os temidos índios. entro em uma das carruagens para acompanhar de perto esse legítimo filme de faroeste em frente aos meus olhos.
Os cowboys atiram para o alto avisando nossa chegada. Ouço tiros de um lado para o outro, muitos gritos logo em seguida, não me sentia mais confortável para ver o espetáculo que esperava presenciar. Uma flecha perfurou o pano da carruagem, como seria possível os índios acreditarem ter chance contra nós usando armas tão arcaicas, a força humana não é nada perto do poder da pólvora.
Tomo coragem e saio da carruagem no meio do caos para ver o que estaria acontecendo, vejo os índios partindo em retirada, um deles parece machucado com seus companheiros aos seu redor tentando acalmá-lo, mesmo com o medo estampado em seus olhos. A cena me choca de tal maneira que não quero mais viver esse delírio que criei, só quero sair daqui. Pisco meus olhos e volto a ver minha realidade, estou parada, de frente para uma banca com a cena que pensei estampada no jornal do dia, o cenário pode ser diferente, mais moderno até, porém a cena pitoresca é real, e assim como no meu delírio os índios que lutavam por suas terras são massacrados pela modernidade.

Morena_de_Inhaúma_23

3 comentários:

  1. Texto criativo e bem escrito, o choque de realidade apresentado no último parágrafo dá uma característica perene ao texto.

    ResponderExcluir
  2. Achei uma grande viagem no início, muito delírio por nao parecer cenários brasileiro como seria a ideia, mas adorei como finalizou, colocou td em seu lugar e deu a cidadania necessária

    ResponderExcluir
  3. Uma forma muito criativa de abordar o que foi proposto. No início não sabia se iria apresentar o pedido, mas no decorrer da leitura e principalmente no final o paralelo ficou claro. Texto muito bom.

    ResponderExcluir