sexta-feira, 28 de abril de 2017

Indígenas Cidadãos

Somos minoria, estamos em maior número; habitantes mais antigos, com mínima representatividade e número minguante de direitos. TEMOS DIREITOS: Em direção ao Congresso Nacional march... BOOM! b__g ba_g bang B_O_! _ang bang... A repressão policial não falha, tirando integrantes de nossas tribos.
Retiram, eles, nossas conquistas, e  o direito de lutarmos por elas; aqueles que estão em menor número, mas não são uma minoria. Brasil, Brasília, fazendo nós índios de seu território em uma ilha. Isolados de toda a civilização, perdendo terras, nossa porção.
                                                                                     Ezra Nassar Guimarães

6 comentários:

  1. O texto ficou muito sintetizado. As rimas no último parágrafo são boas mas acredito que o primeiro acabou comprometendo um pouco a integridade do texto e sua perenidade.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que faltou romper os limites do acontecimento no seu texto, também achei um pouco confuso incluindo os efeitos das explosões "BOOM! b__g ba_g bang B_O_! _ang bang".

    ResponderExcluir
  3. Apesar do seu texto ter sido eficaz em mostrar um sentimento de revolta, acho que ele acabou se resvalando em ideias clichês.

    ResponderExcluir
  4. - Pouco cuidadoso?
    - Frouxo.
    - Frouxo? Com todas essas explosões?
    - Frouxo é quando... tá bambo. Sobra margem. Porca e parafuso. Se o parafuso for menor que a porca, dá ruim. O parafuso resvala, não prende, cai e, se cai, tu perdeu e pega outro. Tá frouxo. Assim, logo logo alguém deixa cair e esquece.

    ResponderExcluir
  5. Tanto o início quanto o final foram bons, no entanto o meio do texto se perde. A ideia de interrupção foi boa, mas a execução deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Não gostei do efeito "BOOM! b__g ba_g bang B_O_! _ang bang...", acho que o texto podia ser melhor elaborado, apesar das boas rimas no final

    ResponderExcluir