quarta-feira, 10 de novembro de 2021

A saudade e a pandemia

 Não sei por onde começar... O ano de 2020 foi um ano muito pesado por conta da COVID-19. Nós não fomos feitos para viver sem contato humano, sem toque físico e sem conversa cara a cara. Nós não fomos feitos para viver em isolamento, entretanto, tivemos que nos adaptar a essa nova realidade.

Ver os noticiários, ver as pessoas morrendo cada vez mais, ver todas as besteiras que o presidente fazia (ou muitas vezes não fazia) estavam me deixando com muita ansiedade, só conseguia pensar no futuro e não via mais esperança. Em meio a isso tudo, perdi duas pessoas muito queridas e por incrível que pareça não foi de COVID, foram por outros motivos. Perdi meu irmão que tinha apenas 23 anos, nós não éramos irmãos de sangue, mas sempre nos consideramos assim. Também perdi uma tia-avó que era muito querida, sempre amorosa e bondosa. Fiquei me perguntando o porquê de tudo aquilo, será que eu aguentaria tanto sofrimento? Será que minha família aguentaria a dor dessas perdas? Será que eu conseguiria passar por tudo isso em meio a uma pandemia? Será que um dia a gente voltaria a sorrir? Foi muito difícil me despedir deles, ir aos enterros e não poder abraçar, tocar em nenhum familiar.

Hoje, depois de um ano, me abro com vocês. Não costumo falar sobre isso com ninguém, nem mesmo com meus amigos. Ainda são questões muito delicadas para mim, mas sigo tentando lidar com a situação. Tem dias que lembranças vem à tona e fico muito triste, mas tem outros que estou melhor.

Outro dia estava andando pela rua e do nada começou a tocar Armandinho em uma peixaria. Meu irmão amava esse cantor e fiquei muito mexida com isso, parece que senti a presença dele ali. Sempre sinto que eles estão por perto. Quando lembro dele me vem em mente os momentos que passamos juntos na infância, nossas conversas sobre política, o jeito protetor de irmão mais velho e aquele sorrisão aberto que só ele tinha. Acredito que um dia a gente ainda irá se reencontrar. 

Agora que as medidas restritivas estão sendo flexibilizadas fica mais fácil de encarar tudo, pois conto com meus amigos e minha família. Agora consigo enxergar uma luz no fim do túnel e quando lembro deles dois penso em boas lembranças. Além disso, espero que a gente tenha aprendido alguma lição com essa pandemia e com tudo o que passamos. Acredito que a humanidade pode ser melhor! Agora daremos mais valor às pessoas e valorizaremos a vida em sociedade. Termino esse texto com os olhos cheios d’água e assim me despeço.

 

Ass: Amora

8 comentários:

  1. Oi Amora! Sinto muito pelas suas perdas! Espero que tempos melhores venham e possamos crescer como sociedade. Lindo texto! :)

    ResponderExcluir
  2. Amora, de cara sei que você é uma pessoa extremamente forte. Passar por duas perdas muito importantes e ainda em um dos momentos mais doidos que ja vimos não é pra qualquer um. Vc merece toda a felicidade do mundo! Torcendo pra que vc se recupere 100% desta situação! Amei o texto :D

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei muito com você Amora, a dor da perda é uma constante que a gente deve levar pra vida inteira. Lembrar com carinho da pessoa sempre me ajudou e às vezes pode parecer que vai doer muito pra sempre, mas com o tempo dói menos. Muita força pra você e muito obrigada por ter compartilhado com a gente <3

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito pelas suas perdas, Amora. E muito obrigado por compartilhar isso tudo com a gente. De certa forma, seu texto me transmitiu um pouquinho mais de esperança com o último parágrafo, coisa que eu tenho perdido muito ultimamente mas venho sempre tentando manter pelo menos um pedacinho para não surtar, então você me deu um empurrãozinho extra, obrigado por isso. Desejo muita força para você e muitos momentos de felicidades na sua vida!

    ResponderExcluir
  5. Oi amora. Seu desabafo me fez refletir sobre o quão importante é a vida e o quanto somos afetados pelas perdas. Foi um ano difícil mesmo, infelizmente! Obrigada por compartilhar conosco, que você fique bem e consiga seguir em frente levando seus familiares que já não estão mais entre nós
    no coração e consiga enxergar coisas boas na vida! bjs.

    ResponderExcluir
  6. sinto muito que você tenha passado por tudo isso, a vida já é difícil quando estamos perto de quem amamos, então estar afastado deixa tudo ainda pior, mas sejamos fortes. fico feliz que tenha boas lembranças, belo texto.

    ResponderExcluir
  7. Sinto muito pelas suas perdas, Amora. Você uma pessoa forte demais e fico feliz que você ainda possui otimismo nas suas falas! Seu texto está muito bom, parabéns <33

    ResponderExcluir
  8. Olá, Amora. Sinto pelas suas perdas. Percebi que você é bem sensível. Gostei do seu texto. Parabéns

    ResponderExcluir