quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Vergonha (alheia)

 No momento atual (e principalmente, no governo atual) é muito difícil escolher uma coisa só que me deixe com vergonha alheia. Mas depois de pensar em tantas opções, precisei voltar para a primeira coisa que me veio à cabeça: o movimento antivacina no Brasil.

Como pode um país com um programa de vacinação exemplar há tantos anos, ver o povo se recusando a tomar uma vacina, em plena pandemia, com milhares de pessoas morrendo? E pior, com o próprio presidente, a pessoa que mais deveria se esforçar para que o povo se proteja tomando a vacina, incentivando os absurdos que dizem a respeito dela. É gente falando que ela vem com um chip, que causa AIDS, que mata, que o vírus foi disseminado pelo sinal 5G, e até mesmo falando que a COVID-19 não existe e questionando o número de mortes causadas pelo vírus.

Sempre que vejo algo a respeito disso na internet ou até mesmo no jornal, o que mais sinto é, de longe, vergonha alheia. Mas às vezes sinto só vergonha também. Muitas pessoas de muitos países consideram que o Brasil tem a pior gestão mundial da pandemia e infelizmente não posso discordar. Não posso discordar que nosso país está numa situação extremamente triste devido ao seu governo e ao que ele faz com a população. É presidente antivacina, machista, homofóbico, racista, parte grande da população completamente desinformada e cega a ponto de acreditar em discursos tão absurdos, desvalorização do real, aumento nos preços desde a carne até a gasolina, cada dia mais pessoas passando fome… São tantos problemas que é até difícil acreditar que vai melhorar, e chega a nos causar vergonha dizer que somos brasileiros, afinal, quem em sã consciência usaria uma camisa do Brasil hoje em dia, até mesmo apenas para ir até a padaria, quando ela virou uma espécie de símbolo da parte da população que tanto nos causa essa vergonha alheia?

Mas depois disso tudo, depois de termos aguentado tanto, tenho certeza de uma coisa: precisamos ter esperança. Esperança de que a pandemia vai acabar. Esperança de que o povo aprenda com os erros do passado. Esperança de que teremos um(a) presidente melhor no futuro. Esperança de que, um dia, a camisa do Brasil será nossa novamente. E esperança de que vai sim, melhorar.



Espelho Fragmentado

4 comentários:

  1. Eu concordo 100% com o que você disse, não entra na minha cabeça que alguém realmente acha que tomar vacina é um problema. Não faz nenhum sentido??? Isso enche a gente de vergonha e de tristeza ao mesmo tempo, é muito ruim ver o estado em que o país se encontrar. O que me alegra um pouco é pensar que logo logo a eleição tá aí.

    ResponderExcluir
  2. S-I-M. Me irrita muito o fato de que presidente, figura esta que representa o nosso país, ser um indivíduo tão horrível. O pior, para mim, é saber que existem pessoas no Brasil que possuem pouco ou até nenhum acesso à informação e o presidente, que deveria ser a representação do avanço e do bem-estar social, age como se as vacinas não fossem necessárias e pode acabar mostrando para essas pessoas que não é preciso se vacinar. Tudo isso é muito revoltante e espero que ano que vem as coisas mudem <3

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO TOTALMENTE! Hoje tenho ojeriza a camisa do Brasil. Nosso símbolo e bandeira foram manchados por governante incompetente e imbecil. Parabéns pelo seu texto. Me identifiquei totalmente.

    ResponderExcluir
  4. Que textão, Espelho. Muito bom mesmo, concordei com todos os seus pontos. Parabéns!! <3

    ResponderExcluir