quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Você (não) é bem-vindo

 Em 2015 uma coisa aconteceu, um ônibus foi parado pela polícia, havia vários jovens que foram levados ao Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, o motivo? Eles supostamente estavam indo para a praia de copacabana roubar, os jovens pretos e da periferia queriam ir para um ponto turístico e foram detidos sem nem cometer um crime. Aparentemente preto não pode ir para lugar de rico sem incomodar, não é?!

Neste ano (2021), uma delegada foi barrada de entrar em uma loja da Zara, ela não havia se identificado como delegada e apenas queria entrar na loja e foi impedida de entrar, após fazer uma denuncia, a loja foi investigada e descobriram que tinha um código que era específico para pessoas negras ou de aparência mais simples, aparentemente ser pobre ou preto em loja de “rico” (não é uma loja de rico, mas eles se acham como tal, enfim) incomoda.

Vivemos em um bizarro mundo em que muitos negam racismo, preconceito quando coisas desse tipo acontecem todos os dias, só de estar em lugar, você incomoda. Como se você não pudesse estar naquele lugar, como se você não tivesse o direito de estar lá, por algo que você não escolhe.

Não se pode escolher, sua cor, ou se você nasce pobre ou rico, mas para essas pessoas, se você estiver nessas categorias, você não é bem vindo.

É só não ir, boicotar, alguns dizem, bem, eu digo que isso é deixar que eles ganhem, praia não tem dono, e loja até tem, mas eles não podem te tratar de tal forma (afinal é crime). Se pararem de ir é justamente o que querem.

Eles querem segregação.


-Tartaruguinha Pistola

8 comentários:

  1. Tartaruguinha, gostei do seu texto. E concordo sobre a praia, tem que continuar indo mesmo. Mas sobre as lojas, é pra continuar dando dinheiro pra racista otário só pra provar um ponto? Eu discordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não é para gastar dinheiro em loja. Peço desculpas por me expressar mal. A intenção é ir lá não gastar nada mesmo, fazer questão de de estar lá só para "incomodar".

      Excluir
    3. Acho que ao falar de boicotar deu a entender que era para gastar dinheiro na loja. Não era essa a intenção, devia ter notado isso na hora que eu estava revisando o texto. Vou tentar melhorar isso no próximo, obrigado por comentar.

      Excluir
  2. Eu não sei se é justamente o que eles querem, acho que existe o black money. A grande questão é a estrutura que eles mantém, que por mais que não existisse o "código", não precisaria, porque a estrutura do sistema capitalista é racista e excludente por natureza, então eles mantém a estrutura para que os negros continuem sendo NO MÁXIMO consumidores e sendo marginalizado

    ResponderExcluir
  3. Olha, é realmente bem bizarro isso. Eu, como mulher negra já fui barrada diversas vezes de algumas lojas.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto, tartaruguinha. E concordo com você, tem que continuar indo mesmo.

    ResponderExcluir