quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Não venha me impor padrões

 Para a crônica dessa semana o professor pediu que a gente falasse sobre coisas que os outros fazem que nos causam vergonha, ou tristeza, ou raiva. Quase que instantaneamente um tema me veio à cabeça.


Eu gostaria de saber, do fundo do meu coração, quando as pessoas começaram a achar que elas têm liberdade para falar tudo o que quiserem sobre os outros. E isso serve para literalmente tudo (já que nada parece agradar a sociedade), mas hoje vim falar sobre aparência, porque me irrita, me irrita, me irrita quando vejo pessoas fazendo comentários sobre o corpo dos outros. Acho que todos podemos concordar que isso acontece o tempo todo.

Quando digo que nada parece agradar a sociedade, é nada mesmo. Um bom exemplo é a cantora Lizzo, é só você pesquisar que incontáveis notícias falando sobre ataques gordofóbicos e racistas irão aparecer. Apesar dela lançar músicas incríveis, as pessoas parecem se importar unicamente com sua aparência, mesmo que ela já tenha dito várias vezes que se exercita e cuida sim da sua saúde. Por outro lado, Bruna Marquezine é constantemente atacada por estar muito magra. Dá pra entender??? Se você é magro é criticado, se você é gordo é criticado, e no fim de nada esses comentários adiantam. Eles não ajudam em nada. Não acrescentam nada.

Então não, eu não acho que fazer comentários sobre a aparência dos outros seja legal, me incomoda profundamente porque eu sei os danos que isso pode causar na vida de uma pessoa. Mesmo que seja um elogio bem intencionado, ao meu ver há tantas outras coisas que podemos elogiar. Tudo isso é para mim muito raso, e nós somos muito mais do que uma barriga chapada ou uma cintura fina ou seja lá a forma com que você se apresenta ao mundo.

Cada pessoa é de um jeito, e ninguém precisa se moldar para encaixar em um padrão triste, inalcançável e passageiro. Gostaria muito que as pessoas começassem a respeitar as individualidades uns dos outros e parassem de achar que são elas que decidem o que é certo e errado ou melhor e pior. Não é assim que a vida funciona. Então, antes de falarem qualquer coisa, se perguntem: é de bom tom?

Li e reli esse texto e percebi que ficou bem questionável. Gostaria de escrever algo melhor, mas hoje eu estou sem inspiração, então é isso aí mesmo, me perdoem meus amigos poetas. De qualquer forma espero que a minha reflexão tenha ficado clara.

— Rainha do Caos

3 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto, Rainha! Vontade de mandar o link para alguns familiares meio sem noção...

    ResponderExcluir
  2. Rainha, sua reflexão ficou bem clara e gostei muito do seu texto! Concordo muito com você e é realmente revoltante que alguns acreditem que tem a permissão de falar obre o corpo dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Ó, Vossa Alteza, sua reflexão ficou claríssima. Infelizmente espaço alheio é algo que quase ninguém respeita ou procura respeitar.

    ResponderExcluir