quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A vergonha que me envergonha

Segundo o dicionário, vergonha alheia quer dizer constrangimento que alguém sente em relação ao comportamento de outra pessoa, e é exatamente o que sinto desde 2019 ao assistir as notícias. Entrar em alguma rede social e ver um novo pronunciamento do presidente da república chega a embrulhar o estômago.

Ao pesquisar na web as palavras “vexame” “constrangimento” “desrespeito”, com certeza aparecerá algo sobre ele. Entretanto, só piora quando se trata do cenário internacional, o homem no qual deveria ser responsável com seu povo, só destrói a imagem de uma terra que ele não representa. Ele carrega o peso de um país em suas mãos, mas nelas só escorre o sangue dos nossos.

Discursa sobre a floresta amazônica não pegar fogo, sobre a eficácia de um remédio contra um vírus que afetou o mundo, sobre como seu auxílio ajudou toda população brasileira necessitada, são tantas mentiras que não cabem em apenas um texto. A imensa falta de inteligência, senso e honestidade causa repulsa em inúmeras partes do planeta. O que nos resta é viver em um país que é feito de piada pelo próprio, uma população cercada pela ignorância e manchada por sua linhagem.

Para finalizar esse assunto, me questiono muitas vezes sobre aqueles que o apoiam e cobrem seus olhos sob essa realidade. Será que eles não sentem isso? Esse constrangimento não impacta o mundinho deles? O que se passa em suas mentes?


Moxie Day

7 comentários:

  1. Seu texto fez um trabalho incrível em resumir tudo o que nós, pessoas com consciência, sentimos vendo tudo ir por água abaixo. Achei muito impactante essa frase: "Ele carrega o peso de um país em suas mãos, mas nelas só escorre o sangue dos nossos." E isso só me deixa mais triste porque essa é a realidade em que vivemos, e ela machuca. Confesso que também queria saber o que se passa na mente dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Como se não bastasse, saber que depois eles seguem a vida como se nada tivesse acontecido e não fosse grave o suficiente pra não ser responsabilizado, me desanima e estressa ainda mais. A impunidade é grande, mas só pra eles.

    ResponderExcluir
  3. Realmente esse presidente tem que cair. Toda vez que escuto alguma fala dele ou apenas o vejo pela televisão eu sinto repulsa e todas as pessoas que continuam apoiando um genocida não devem saber de fato que país que moram. Como pode, num país em que milhões de pessoas passam fome, haver a sequer discussão se casais homossexuais são certos ou não? Entre outros vários questionamentos que essa parcela imbecil da sociedade profere. Isso é ridículo. Mal posso esperar para as próximas eleições presidenciais.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza a palavra vergonha está associada ao, infelizmente, nosso presidente. Um homem que se dizia honrar a família e a "Deus", porém sempre se apresentou como um mentiroso, hipócrita, genocida entre outros. É realmente muito vergonhoso ter um homem como esse na presidência de um país tão majestoso como o Brasil. Você foi feliz em citar sobre a Amazônia, já que Bolsonaro discursou dizendo " A Amazônia continua intacta desde 1500". No caso, ele negou os estragos feitos a floresta pelos portugueses e outros governos. Não sei se ele não tem o conhecimento ou se apenas nega tudo. Enfim, gostei muito do seu texto. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Não existe pensar em vergonha e não lembrar dele! Parabéns pelo texto, Moxie!

    ResponderExcluir
  6. Text ótimo, Moxie! Você conseguiu traduzir muito bem esse sentimento que nos, os conscientes, sentimos. Realmente é a vergonha que envergonha, amei o título! <3

    ResponderExcluir
  7. O que se passa em suas mentes? Nada. Ali reside um vazio profundo como a reflexão que você nos causou.

    ResponderExcluir