quinta-feira, 18 de novembro de 2021

EXTRA! EXTRA! Homofóbico é demitido da seleção


No dia 27 de outubro, diversos jornais anunciaram a demissão de Maurício de Souza não só da seleção brasileira de vôlei, mas também do time que fazia parte, o Minas Tênis Clube. O atleta se posicionou de forma totalmente homofóbica a respeito da história em quadrinhos do novo Super-Homem, em que o personagem aparece beijando outro homem. “Ah é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, ele disse.

Sério isso? Como uma figura pública, um atleta da seleção que acabou de voltar de uma olímpiada tem a audácia de falar isso abertamente para todo o Instagram. Todos nós sabemos que ele é conservador, homofóbico, machista e apoia o presidente, mas quando ele fala isso em sua rede social legitima discursos e ações de ódio. Inspira pessoas a serem como ele. No país que mais mata LGBTS no mundo esse tipo de comentário não tem espaço.

O pior de tudo é que ao invés dele perder seguidores e fãs, acabou ganhando mais. Seus números só aumentaram no Instagram e a imagem que julgam “correta” começou a circular, o Super-Homem beijando a Mulher Maravilha. Para surpresa de poucos, mesmo após a demissão, ele continuou defendendo sua opinião e ainda desrespeitou o outro atleta da seleção, Douglas Souza.

Na minha opinião essa situação demonstra claramente um exemplo de vergonha alheia. Fico com vergonha desse tipo de posicionamento. Fico com mais vergonha ainda quando me deparo com pessoas no grupo da família do WhatsApp apoiando o jogador. Lá se vai o meu tio postando a foto com a #Maurício, mal sabe ele que a filha é bissexual, mas ainda não se assumiu exatamente por tipos de comentários como esses.

É inaceitável que isso continue acontecendo. Devemos propagar o amor e não o ódio. Sinto muito por todas as pessoas que tiveram que passar por situações como essas, sinto muito pelas pessoas que tem que se esconder e que não podem declarar abertamente quem amam, sinto muito....


Ass: Amora

10 comentários:

  1. Eu sinto raiva só de olhar pra cara desse nojento, achei merecido que ele tenha sido expulso, mas me irrita muito ele ter ganhado mais seguidores, e ele nem finge que se arrependeu está tentando se conscientizar. Não faz sentido nenhum pra mim que as pessoas se ofendam tanto por ver com quem certa pessoa ou personagem está se relacionando. É triste demais saber que milhares pensem da mesma forma que ele e que nada aconteça, eles têm total liberdade para serem intolerantes e isso é assustador.

    ResponderExcluir
  2. As pessoas ainda não se tocaram que homofobia, racismo, gordofobia, xenofobia entre outros NÃO É QUESTÃO de opinião. É desencorajador.

    ResponderExcluir
  3. Quando eu vi que isso aconteceu fui correndo checar o Instagram desse tal jogador. Me choquei ao ver várias pessoas que eu conheço curtindo as publicações homofóbicas dele e me decepcionei bastante. É horrível ver que muitas pessoas deixam de ser quem são ou até perdendo suas vidas por conta desses comentários ridículos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o seu tio é um entre milhares de brasileiros que aplaudem e idolatram a homofobia. Sinto muito pela filha dele, que assim como tantos outros brasileiros, nunca vai se sentir confortável pra ser ela mesma perto da família. A homofobia dói demais. Ainda mais quando vem daqueles que mais amamos. Sobre o Maurício, não me surpreende, mas me entristece que ele tenha uma plataforma tão grande. Parece que estamos regredindo.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que ranço desse jogador, não superou um desenho de sois homens se beijando. AFF! Gostei muito do seu texto!

    ResponderExcluir
  6. Muito triste ter que passar por isso nos tempos atuais, que figuras como o Maurício ainda tenham "palco"... como a Cecília falou, parece que estamos regredindo.

    ResponderExcluir
  7. É bizarro ver pessoas destilando ódio e usando a desculpa de "liberdade de expressão". Este caso me chocou e me entristeceu de uma forma tão grande, só revelou o quanto ainda vivemos em um país que nem sente vergonha de ser homofóbico. Belo texto!

    ResponderExcluir
  8. É triste saber que o número de pessoas como o Maurício só se multiplicam. As pessoas não se incomodam com o que realmente precisa ser questionado... Amor é amor e ponto. Parabéns pelo texto Amora

    ResponderExcluir
  9. Eu sinto raiva em situações como essa! Como alguém não tem vergonha de ser tão preconceituoso? E como ao invés não darem palco, fazem o contrário e aumentam seus seguidores? O malvado favorito deles representa bem seus preconceitos mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Vou ser bem sincero, Amora. Desde pequeno, sempre fui fã de todos os esportes, incluindo o vôlei. Quando mais novo, não prestava atenção em questões sobre a sociedade, algo natural pra uma criança. E gostava muito de ambos os Maurícios da seleção, incluindo o Souza. Depois, fui crescendo e perdendo todo o encanto que tinha com o esporte devido a tudo o que rola fora da quadra. E perdi todo o apreço que tinha pelo Maurício Souza, todo. Babacas como ele aparecem de vez em sempre na sociedade e é necessário lutar contra esse tipo de posicionamento. Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir