quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Sobre(viver).

 Não consigo me levantar.

Meu relógio apita e eu só quero descansar.

São sete da manhã, hora de trabalhar.

Escovo os dentes, tomo banho, e me pergunto “até guando irei aguentar?”.

O patrão anda falando “me dê mais e irei te promover”.

E eu ando refletindo “quando será que irei morrer?”

Mês passado, foram mãos tremendo.

Semana passada, lágrimas escorrendo.

Amanhã, será que estarei vivendo?

O burnout, minha nova medalha de honra.

Minha mente, minha nova inimiga, me assombra.

Queria ver um filme, mas não entreguei o relatório.

Queria caminhar na praça, mas ainda falta o portifólio.

Queria abraçar um cachorro, fazer carinho em uma criança, mas a minha

própria companhia é a única que remansa.

Os meus minutos de descanso gastos em pensar no que eu poderia ser, uma

astronauta, uma cantora ou apresentadora de tv.

Talvez, até uma policial, para andar armada, ou, uma bombeira, para dirigir

uma ambulância.

As profissões pareciam ser tão atrativas na infância.

E, agora, tardes gastas em luta com a minha própria insignificância.

Eu queria mesmo era sentir tesão enquanto dou uns amassos.

Queria sentir o calor dentro de algum abraço.

Queria sentir algo, que não fosse sensação de fracasso, enquanto faço o meu

trabalho.

Queria sentir, mas o meu tempo é tão escasso.

Byung-Chul Han tem razão, essa é a sociedade do cansaço.


Sininho no País das maravilhas

4 comentários:

  1. o seu texto ficou simplesmente incrível, sério. você é uma pessoa muito, muito talentosa. parabéns. e te desejo muita força pra seguir em frente, pois não é fácil.

    ResponderExcluir
  2. Sininho, você é uma artista! Espero que você tenha conseguido descansar pelo menos no recesso.Sei como é esse sentimento de exaustão, e seu texto inspirou muito o meu desse tema. Espero que tenha recuperado sua alegria de viver os pequenos momentos.Sempre que puder,tire um tempinho pra você sempre, no final sua saúde e bem estar é mais importante do que tudo <3

    ResponderExcluir
  3. Cansaço físico e mental cada dia nos consumindo mais. Um grande bem-vindos à vida adulta pra gente! Espero que um dia a vida seja mais fácil e a gente possa olhar pra trás com mais orgulho pela nossa luta do que com arrependimento por termos nos perdido nos nossos limites. E que venha um futuro com mais alegria e menos burnout!

    ResponderExcluir
  4. Cansaço é algo que todo ciclo requer quando chega ao fim. E a vida é feita de ciclos. Mas tenha força, tenha calma e no fim as coisas irão melhorar!

    ResponderExcluir