quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Descanse em Paz, Eu.

 

Nos últimos meses um estranho sentimento tem invadido meu peito. Uma nostalgia forte e agradável de início, mas que gradativamente tem se transformado em luto.

Mesmo sendo avisado por todos durante minha adolescência de sua chegada, a dor da perda de uma época mais simples e feliz é mais profunda e cruel do que pensava. Silenciosamente ocupando lugares cada vez maiores no meu coração, ela vem principalmente nos meus dias mais esgotantes e sombrios, como um impactante lembrete martelando duas poderosas palavras no meu crânio: “Você cresceu”.

É verdade que a maioridade traz suas liberdades e vantagens, mas por vezes o preço por essas regalias parece ser alto demais. Estranho ficar de acordo com a ideia de que serei constantemente pressionado a entregar meu melhor, sempre, sem espaço para erros. Afinal, é isso que esperam de um adulto, a ingenuidade e idade já não podem mais serem usadas como desculpas.

Entretanto, o que mais sentirei falta escolhi deixar por último. Alguns resquícios que espero levar comigo, em todas minhas versões perdidas pelo tempo.

Seu sorriso, o mais puro e honesto que já vi.

Seu choro, algo tão cru e vigoroso, capaz de sensibilizar os mais frios corações.

Seu ânimo, facilmente impulsionado até pelas coisas frugais (e importantes) da vida.

Sua confiança, que ninguém e nenhuma situação foi capaz de abalar.

A você, deixo meu mais sincero “obrigado”. Vá em paz, mas por favor, volte de vez em quando para me reerguer.

 

Just try to never grow up.


Nils Sjöberg

11 comentários:

  1. nossa chorei pq eu me sinto exatamente assim, lindo o seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nils! Tenho que confessar que esse foi um dos textos mais reais que já li! Ninguém nos avisa que pra crescer, temos muitas vezes que nos despedaçar por dentro pra atender o que esperam de nós. "Crescer" é uma das tarefas mais difíceis que existem. Espero que saiba que você não está sozinho(a) nessa!! <3

    ResponderExcluir
  3. Enquanto estava lendo, me lembrei de uma letra de música que é “nada do que fui, me veste agora” e é exatamente isso que senti lendo teu texto. Sinto falta de sonhar todos os sonhos como se todos fossem possíveis e de ter esperança pra vencer qualquer empecilho, por maior que fosse. Essa descrição de perda, é a mesma que eu tenho quando me lembro da jovenzinha que eu fui. Crescemos e nem queremos mais. Belo texto!

    Helena Belmonte

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei com esse texto bem mais do que gostaria. Sua crônica conseguiu expressar perfeitamente bem a instabilidade e inexperiência dessa transição da adolescência pra vida adulta. Acho que as pessoas não abordam esse assunto tanto quanto deveriam, ninguém nos diz quais são os dilemas que vamos enfrentar, muitos pela primeira vez, e ninguém parece entender como isso é difícil, por mais bobo que pareça. É muito difícil crescer, e ainda mais difícil nesse período conturbado em que estamos vivendo. Mas de certa forma, me senti compreendida e abraçada pelas suas palavras, por saber que não sou a única, e é isso que eu acho que importa: apesar de tudo, nós não estamos sozinhos.

    ResponderExcluir
  5. Sua crônica expressou perfeitamente bem o momento que vivi de transição entre o ensino médio e faculdade, ou seja, a saída da adolescência e o começo da vida adulta. Nada é simplesmente “preparar, apontar e crescer”, seu texto foi tão humano e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo, Nils! Acredito que seja muito difícil para nós sairmos da comodidade de nos enxergarmos como crianças, afinal, a vida sem responsabilidades e de expectativas, já que desde muito novos esperam da gente as coisas mais grandiosas que existem, mesmo sabendo que nem sempre temos recursos, saúde ou vontade de realizá-las. Enfim, adorei o seu texto, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  7. O início da vida adulta é complicado, e parece que com o tempo fica cada vez mais difícil mesmo. Acho que a gente passa por uma mudança muito abrupta entre essas fases de não ter muitas responsabilidades para ter várias e super importantes. Fora que bate uma nostalgia danada da infância! Hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Seu texto é muito emocionante. Eu gostei bastante

    ResponderExcluir
  9. Tive que voltar aqui pra dizer que esse texto é simplesmente maravilhoso e muito muito obrigada por ele. Até hoje fico pensando em algumas frases que você escreveu e elas ainda me emocionam muito. Simpatizo 100% com esse sentimento desesperador que é crescer e toda vez que penso que vou fazer 20 anos esse ano me dá um arrepio. Espero que nós 2 levemos esses resquícios que você descreveu de forma tão linda e sensível pro resto da vida. De novo, muito obrigada por essa obra de arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, você não faz ideia de como seu comentário me alegrou! Fico muito feliz de que ele tenha te ajudado de alguma forma a encarar este assunto de uma forma diferente. Espero também possamos levar para sempre nossas partes "infantis" para aliviar um pouco as situações chatas da vida! Muito obrigado pelo carinho <3

      Excluir