quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Você já presenciou.

Mais um dia pegando o ônibus para ir ao meu destino: a faculdade!Opa, esqueci de me apresentar, sou a Fernanda, mais conhecida como Nanda pelos meus familiares e amigos, hoje não é o meu primeiro dia na faculdade, mas é a minha primeira vez sendo convidada para beber com os colegas da sala e outros universitários depois da aula. Não tenho muitos amigos na sala, nem na faculdade, e por incrível que pareça fiz amizade com uma moça que no meu bairro não entraria de jeito algum. o nome dela e Renata, ela é de patricinha, branca, rica e namorada do João Antônio, ou Toni (um dos caras mais gatos e popular na escola) e que nunca falou comigo ou com a safira, nossa amiga (minha e da Renata) que é trans. O Toni nunca fala nada quando a Renata está conversando conosco, ele olha com cara de superioridade e sai andando. Hoje ele vai estar no barzinho conosco, infelizmente. 

Logo mais, quando a aula acaba, vamos nos arrumar na casa da Renata - que por sinal, é uma mansão! Só a sala dela já é a minha casa e o meu quintal todo - o porteiro foi o único que mexeu comigo e com a safira, as senhoras, os senhores e os adultos que passavam por nós olhavam como se nunca tivessem vistos duas jovens pretas, sendo uma delas trans na vida. Q roupa da Renatinha estava linda! Um short e um cropped para nós três sairmos iguais e ela pediu para que a safira fizesse uma maquiagem nela e passasse o batom vermelho. Fomos nós! 

Chegamos e na entrada já estava o Toni nervoso e fingindo não ver nós. A Renata pediu para irmos na frente para que ela falasse com ele. 
 - Oi, Toni - Disse a Renata
 - Oi, Toni? Olha a hora, que roupa é essa? Por que aqieles dois suburbanos estão aqui? Eu ando com preto? Com homem vestido de mulher e agindo feito uma? E esse batom de vagabunda? - Disse o Toni
- Toni, o que é isso? - Disse a Renata, em êxtase. 
- Renata, eu tô tentando ser um bom namorado, me seguro para não dizer as coisas, mas você prefere estar com eles do que comigo, que sou rico, forte, inteligente e bonito. Eu tenho tudo que todas as meninas da cidade querem e você prefere eles! 
- Sim, João Antônio, prefiro estar com eles, porquê eles não são você! Eles tratam o próximo como um ser humano igual a eles, eles não se acham donos da razão, eles olham nos olhos das pessoas, não se acham perfeitos e insubstituíveis - Disse a Renata.
*- Você nunca vai achar um homem igual a mim - Disse Toni.*
- Tomara! - Disse ela. 
Você já presenciou?

       eu, medusa.

4 comentários:

  1. Gostei muito da historia. Casou bem com a proposta do texto.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou incrível! Infelizmente o Toni é um exemplo que representa a maior parte dos brasileiros:preconceituosos, racistas, homofóbicos e machistas. Muito triste isso tudo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Medusa! Gostei da sua história, mas acho que a apresentação dos personagens ficou confusa no início.A temática que você escolheu foi muito bem exemplificada pelo Toni, mas o texto poderia ter sido um pouco mais longo para desenvolver essa parte confusa. Adorei como você escolheu abordar o tema, parabéns!! <3

    ResponderExcluir
  4. Muito legal usar uma história para abordar o tema, parabéns, Medusa (ou Nanda)

    ResponderExcluir