Quando abrem alguma página do grande livro que representa a fé cristã, todos leem belas palavras e histórias que marcam um período de ações honráveis do homem, no qual, foi reconhecido como o escolhido por Deus. E durante muitos anos na história da humanidade essa fé se firmou e esse livro se tornou um grande instrumento de ensinamentos para a sociedade. Conquanto, a narrativa foi mudando e os atos não entraram em coerência com as escrituras. O assassinato em nome da fé aconteceu, o preconceito foi instalado e uma regência de poder foi tomada para eles, os religiosos na trajetória ocidental firmaram o conceito de bem e mal, o correto e o incorreto.
O que quero trazer de reflexão a partir dessa introdução é, a filosofia antiga que foi implementada reflete em ações da atualidade, que foram originadas por inúmeros acontecimentos históricos e, principalmente, em nosso país. Apesar da diversidade de crenças no Brasil, existe a intolerância com aqueles que manifestam sua fé fora das construções barrocas banhadas a ouro. Dessa maneira, fora dos grandes templos, acontecessem ritos com cânticos, rezas e festejos aos ancestrais da terra, mas aí de quem gritar o orgulho dessa fé na rua!
Os conflitos foram se misturando e deixando a ideia de que “ele não pode ter o mesmo espaço que o meu”, essa problemática culminou em uma espécie de narcisismo moral, onde o “ideal” era seguir todos aqueles mandamentos e quaisquer religião ou cultura que pregasse algo que não obedecia começou a ser demonizada e excluída. Entretanto, é claro que todos poderiam ter seus espaços desde que não ultrapasse o poder deles, caso isso aconteça, cabe aos maiores virarem a jogada e tomarem o papel de vítimas de preconceito. O valor e respeito só se aplica a um dos lados, o outro é colocado na posição de errado.
Moxie Day
A intolerância religiosa é algo péssimo. Infelizmente as pessoas se cegam a sua religião e acredita, que só a sua é a correta. Enfim, adorei o seu texto!
ResponderExcluirMuito bem escrito, Moxie. Amei as palavras que você usou, e infelizmente a intolerância religiosa é uma coisa ainda muito presente, gostei muito de como você abordou a temática. Parabéns!! <3
ResponderExcluirAchei muito inteligente falar de intolerância religiosa nesse tema proposto, acho que ninguém mais falou sobre isso. Realmente temos uma religião que estabelece uma relação quase que intocável de soberania em relação ás outras religiões, e algumas pessoas que só fomentam isso. Amei a tua análise e crítica, amei!
ResponderExcluirMuito interessante, Moxie. Eu sou muito religioso e fico abismado com o quanto algumas pessoas (ou muitas) se portam em relação a determinados assuntos. Discordo totalmente da maioria das opiniões, não sou a favor de tanta intolerância que por aí é vista.
ResponderExcluir