quinta-feira, 18 de novembro de 2021

 Segundo o dicionário do Google, vergonha alheia tem a ver com o sofrimento de angústia ou constrangimento ao ver outra pessoa passando por ridículo ou ignorância sem perceber. Sendo assim, eu poderia passar horas citando fatos que já presenciei ou foram noticiados através dos meios de comunicação.

Um dos fatos que presenciei (e foram muitos) é a violência contra à mulher, ou melhor, a violência contra mulheres pretas. 
Nesse caso específico, presenciei, só que eu era apenas um bebê. Nasci em um ambiente violento, meu pai sempre agrediu minha mãe, numa dessas agressões, ele foi tampar um copo nela e minha irmã(que na época era criança) entrou na frente e com o impacto ela sofreu um corte na testa. O que me causa revolta é que eles moravam em um quintal com outras casas de familiares dele e ninguém nunca se meteu, é aquela frase ridícula né? em briga de marido e mulher ninguém mete a colher! 
Muitas pessoas passam por isso ainda hoje, infelizmente, e ver que muitos homens (assim como meu pai) não pagam pelo crime, ainda mais com a justiça (injustiça) desse país, o que para mim é uma vergonha alheia e coletiva. E isso me deixa angustiada, porquê não entra e nunca vai entrar na minha cabeça alguém se achar na razão de bater no outro e ver outras pessoas acharem normal é o cúmulo da vergonha alheia.

      eu, Medusa.

6 comentários:

  1. essa é uma situação muito muito muito indignante, eu sinto muito que você tenha presenciado uma cena dessas, sei como é terrível, e dói em mim saber que essa é a realidade de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Não imagino como deve ter sido assustador pra você presenciar tudo isso. Realmente é o cúmulo da vergonha alheia, e é mais ainda quem vê tudo e não ajuda, não se mete, não sei como essas pessoas não tem vergonha na cara. Hoje é mais importante gravar e espetacularizar as coisas do que interferir na situação e ajudar a vítima. Concordo com você, é tudo muito revoltante!

    ResponderExcluir
  3. Sinto muito que você e sua família passaram por isso... Infelizmente houve a normalização de que casais brigam e que está tudo bem que o homem seja um ser mais agressivo. É triste demais tudo isso!

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito revoltante! Sinto muito por tudo o que passaram! Que bom que você conseguiu compartilhar com a gente, ao invés de guardar tudo pra você. A justiça desse país me deixa indignada, quantas vezes vemos mulheres morrendo por nada ser feito? Até quando isso vai acontecer?

    ResponderExcluir
  5. Revoltante demais a situação e que vc tenha presenciado tudo isso, sinto muito! Até quando vão normalizar essas brigas que já fizeram tantas vítimas?

    ResponderExcluir
  6. Nossa, sinto muito que você, sua mãe e sua irmã tiveram que passar por essa situação. Acho que o que mais me indigna é o fato de ninguém oferecer ajuda quando estão em frente a uma situação que é extremamente absurda. Enfim, parabéns pelo texto, Medusa.

    ResponderExcluir