"Eles são iguais a todo mundo, não é? Não são diferentes por conta da deficiência deles"
- Trecho tirado de uma entrevista
"Como pode alguém que tem uma limitação maior que as minhas, se sobressair"
Como pode ainda existir uma visão tão limitada?
Como pode existir pessoas que olham com olhar de pena? Por acaso precisamos do seu olhar de pena? Por acaso precisamos ser melhores que vocês, para vocês olharem e falarem "que exemplo de superação". Superação como se fosse uma competição, mas competimos com quem? Precisamos necessariamente dessa competição? Qual é o prêmio dela? Não nós leva a nada, são títulos unicamente para saciar nossos egos, mas o que verdadeiramente ganhamos?
Que tal nos presentear unicamente com uma visão igualitária e não olhar com pena, como se fossemos seres inferiores.
Maktub
É fato que todos nós temos muitos preconceitos enraizados, mas eu diria que um que ainda é muito presente e que é pouquíssimo falado é o preconceito com pessoas com deficiências. Gostei muito da sua reflexão e espero que esse tema possa ser abordado com mais frequência pra que a visão igualitária que você colocou na última linha se torne uma realidade.
ResponderExcluirOlha, seu texto é bem crítico. Eu gostei bastante. Você usou falas de um certo alguém para credibilizar o seu texto. Parabéns!
ResponderExcluirMaktub, muito legal você trazer esse assunto que é romantizado por muitas pessoas.
ResponderExcluirGostei muito que você escolheu abordar esse tema, e o jeito que fez com uma figura de exemplo. Muito bom seu texto, maktub
ResponderExcluirO capacitismo mais que tudo é uma questão muito cultural né? A forma que as famílias reproduzem alguns discursos (as vezes sem maldade) fez com que essa visão de tristeza que devemos ter para com um deficiente fosse muito romantizada. Pior coisa. Gostei do teu texto!
ResponderExcluir