quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Incômodo

Quando entramos na universidade pública nos deparamos com realidades totalmente distintas, pessoas de todo lugar do Brasil, com culturas diferentes, manias diferentes e situação econômica diferente. É engraçado pois no ensino médio estávamos acostumados a conviver naquela bolha, apenas com aquelas pessoas do bairro, que provavelmente eram bem parecidas em certos aspectos.

Na universidade encontramos meios que irão nos ajudar a nos manter ali, por exemplo: o bandejão, o busuff, a biblioteca etc. Entretanto, mesmo com todos esses mecanismos, algumas pessoas  não conseguem continuar os estudos. Seja pela necessidade de trabalhar, seja pela dependência de um filho, ou seja por dificuldades econômicas. A universidade é um lugar que faz a gente pensar, debater e pesquisar. Por que isso incomoda tanto os governantes e as classes mais favorecidas? Por que ao invés de recebermos incentivos só recebemos cortes? Por que grande parte da população ainda é contra as cotas? Será que os motivos não são evidentes ou as pessoas não querem enxergar a necessidade dessa medida? 

Por que os patrões se revoltam quando o filho da empregada passa para faculdade pública? Por que homens ficam tão irritados quando mulheres ocupam grandes cargos? Por que tanto ódio aos homossexuais?

As pessoas não querem perder seu posto, sair do seu lugar de conforto, refletir sobre seus privilégios e tentar aprender, tentar ser alguém melhor. Pelo menos ainda podemos debater e aprender muito com nossas trocas aqui na faculdade e vamos continuar incomodando aqueles que não aceitam isso. 


Ass:Amora


2 comentários:

  1. Muito bem escrito seu texto, Amora. Compartilho dos mesmos questionamentos, é muito absurdo que nos dias de hoje a universidade ainda seja tão excludente. Parabéns pela crônica <3

    ResponderExcluir
  2. Esses são questionamentos são mais que necessários! Adorei tua crônica, Amora.

    ResponderExcluir