quinta-feira, 25 de novembro de 2021

ATENÇÃO! Narcisista na economia!

  O narcisista é caracterizado como uma pessoa incapaz de ver o outro como um igual, que supervaloriza a si mesmo e não consegue suportar o sucesso do próximo. Infelizmente, na  realidade brasileira, temos algumas figuras (emblemáticas, por sinal) que são a cara do narcisismo. Seria cômico, se não fosse trágico:  nomes que deveriam prezar pela igualdade e pelo avanço da sociedade ainda vêem o outro como um inferior. Podemos utilizar como exemplo o Ministro Paulo Guedes, responsável pelo Ministério da Economia e braço direito do Presidente Jair Messias Bolsonaro.

  Discursos preconceituosos e elitistas como “Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada.” e "Teve uma bolsa do governo, o Fies, uma bolsa pra todo mundo.” foram usados para fazer referência à queda do dólar e a um benefício social que permite que alunos de baixa renda ingressem em uma universidade particular. Pela livre interpretação do que foi dito, no ponto de vista do ministro, somente pessoas como ele, de alta renda, poderiam desfrutar de uma viagem internacional para a Disney ou estudar em uma faculdade paga. Esse é o reflexo do preconceito e desprezo do ministro às classes sociais mais baixas, aos indivíduos com menos poder econômico. Quem deveria trabalhar e fornecer melhores condições econômicas ao povo, só o menospreza.

  Por incrível que isso possa parecer, não para por aí: Guedes continua fazendo questão de diminuir e inferiorizar o próximo com suas falas e preconceituosas. Ele insultou Brigitte Macron, esposa do presidente francês Emmanuel Macron, com a fala “é feia mesmo” após o presidente fazer uma declaração comentando sobre a crítica situação das queimadas na Floresta Amazônica. Meus caros, vou reafirmar para vocês: a fala foi feita pelo Ministro da Economia e não por uma criança no jardim de infância incomodada com um colega de classe que o chamou de feio ou bobo.

  Não, o Ministro não é “sem noção”, “sem papas na língua” ou sincero demais. Ele é narcisista. Narcisistas não conseguem querer o bem do próximo ou ajudar no sucesso de alguém, muito menos de toda uma nação. Ele age e sempre agiu em prol de si mesmo e da sua classe social. Por isso, enquanto continuarmos os colocando elitistas e narcisistas no poder, infelizmente, não iremos para frente.

 

-Luísa Novelli

2 comentários: