quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A vergonha alheia de mim ou do outro?

 Bem, falar sobre vergonha alheia e coisas que me levam a sentir vergonha alheia é fácil. Mas me bateu uma curiosidade e fui perguntar se existia algum conceito para esse termo tão usado, principalmente nos dias atuais, e quando pesquisei saiu um “acontece quando há algo imperfeito, fora do lugar, desajustado no comportamento de alguém”.

Mas se eu fosse definir eu pensaria em algo meio “ver em alguém um defeito que você tem ou já teve na sua vida que te incomoda tanto que você chega a sentir vergonha”. Sim, eu acho que a vergonha que eu sinto nos outros é apenas um reflexo do meu EU e da minha essência que percebe coisas em mim que talvez só eu perceba.

Quando me veio esse tema na cabeça só veio aquele tipo de pessoa que é meio trader/ coach de investimentos. Acho que esse perfil de pessoa é a que mais me da agonia ao ver. O motivo é simples, geralmente são pessoas preguiçosas que querem fingir de esforçado e quer pagar de moralista pra tentar ganhar dinheiro fácil e vende uma imagem mentirosa.

Talvez essa definição acima seja não só a do Trader, e seja também a minha, menos no sentido de ser tão moralista, eu até sou, mas não saio expondo meu moralismo...

Mas vejo muito os meus maiores defeitos nesse tipo de pessoa e talvez seja isso que mais me incomoda, essa pessoa preguiçosa e egocêntrica que seja acha no direito de poder não trabalhar e chamar os outros de vagabundo é algo que eu busco sempre melhorar, sou um aluno/profissional vagabundo mas com sorte e que consegue bem ou mal passar por media, mas se algum aluno que faz a mesma coisa que eu e não passa por media eu chamo ele de “vagabundo” e “sem compromisso”.

Como já dito, eu estou tentando mudar e até acho que tenho conseguido... e talvez por esse fato de superar esse meu defeito seja o ponto de arrogância que faz com que eu mude agora o julgamento, e não seja mais em cima do “aluno ruim” agora vai ser em cima do cara que faz o julgamento do aluno ruim.

Bem, quando eu paro para pensar nisso me enlouquece, porque as vezes me pego pensando “será que estou tentando ser alguém melhor de fato ou estou tentando parecer alguém melhor como os coach’s e trader’s de investimentos que eu tanto odeio?”

Não sei a resposta, mas de uma coisa eu tenho certeza, a grande maioria das coisas que eu critico e sinto vergonha são de coisas que eu sou ou já fui um dia.

Talvez, a única diferença minha pra esse coach seja que eu não acredito no tipo de politica dele e nessa riqueza lógica capitalista que impõe um moralismo meritocrático que se sustenta em cima de trabalhadores que se acham burgueses pelo fato de investirem na mesma empresa que Jeff Bezos, sendo que um investimento MUITO menor. E se tem algo que me faz sentir vergonha alheia é a FALTA DE CONSCIÊNCIA DE CLASSE, que foi algo que eu tinha/tenho, porque não sei se minha consciência está totalmente bem formada. 


Heleno de Freitas

5 comentários:

  1. gostei muito da reflexão que você fez na sua crônica, nunca pensei na vergonha que sinto pelos outros como um reflexo de algum defeito em mim. me fez pensar bastante.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa sua auto reflexão. Às vezes é muito difícil para nós conseguirmos reconhecer nossos defeitos e coisas que precisamos melhorar e só de você ter esse pensamento mostra que você está evoluindo muito como pessoa!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu texto. Me faz refletir bastante. Parbéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, interessante a forma como fez esta reflexão que a Rainha do Caos mencionou. Me fez pensar bastante também... Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante essa reflexão, Heleno, nunca tinha olhado por esse lado! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir