quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Para mim, não existe falar de vergonha alheia sem lembrar de quem (des)governa o meu país. É vergonhoso demais ouví-lo cada vez que ele abre a boca. Pensar que o orgulho de ser brasileiro transformou-se em vergonha é entristecedor. É agoniante escutar cada “cidadão de bem” que tenta defendê-lo com argumentos tão preconceituosos e ignorantes quanto os do seu “malvado favorito”.

“Fui num quilombola em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescendente mais leve lá pesava 7 arrobas. Não fazem nada. Eu acho que nem para procriador ele serve mais.” Tem como ser mais constrangedor do que o Presidente de um país, que manteve a escravidão por mais de 300 anos, proferindo falas como essa? Presidente de um país que até hoje sangra pelas feridas do racismo e da escravidão, de um país que mata portador de guarda-chuva, de pipoca e pai de família com mais de 80 tiros. Mas com morte ele não se preocupa, porque ele não é coveiro. Eu não vou nem falar da pandemia. Esse homem “representa” os 54% da população compostos por negros, bem como, representa os indígenas, as mulheres, a população LGBTQIA+ e todos que já foram afetados pela sua ignorância. Existe maior constrangimento?

Conforta um pouco lembrar que os filhos dessa pátria mãe gentil não fogem à luta, que ainda há uma ponta de esperança em meio ao caos, nesses que jamais serão representados pelo falso Messias. O problema é que não tem como apagar da história do Brasil, é uma vergonha eterna. “Quem apoia um genocida, a história nunca esquece.”

 

Eu não precisava nem desses três parágrafos, se o assunto é vergonha alheia bastam três palavras: Jair Messias Bolsonaro.


- Ingrid Novaes


6 comentários:

  1. Esse homem não faz nada que preste e quem ainda o defende o faz unicamente porque se identifica com todos os seus preconceitos e suas falas absurdas. Isso é frustrante em um nível que se torna impossível descrever. Mal posso esperar pela eleição de 2022. Enfim, gostei muito da última frase do seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Me alivia o fato de que pelo menos não passamos a vergonha de ter votado neste genocida.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, esse homem é o sinônimo de vergonha alheia. PARABÉNS PELO SEU TEXTO!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto! Achei ótimo esse final. Esse homem me deixa indignada e como você disse NÃO nos representa! Espero que ele saia logo do poder, ninguém aguenta mais esse desgoverno!

    ResponderExcluir
  5. Esse homem definitivamente não me representa. Nunca representou e nunca irá. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Esse homem é uma vergonha pra nação e pro povo brasileiro, e seu texto só é mais uma prova disso. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir