segunda-feira, 27 de junho de 2016

Eu vou acordar numa segunda-feira de dezembro
talvez já seja verão, talvez ainda primavera.
Eu vou acordar querendo ver um dia lindo,
querendo ver a esperança surgindo.

Mas eu sei que eu vou acordar cansado e dolorido
de um golpe recém sofrido.
Mas eu sei que eu vou acordar num lugar diferente
corrupto, elitizado e roubado (por gente “decente”).

Veja você, eu não tenho pai não
sou só eu, minha mãe e meu irmão.
mamãe trabalha de doméstica e eu vendo bala no sinal
isso tudo pra sustentar nós 3 e olha que eu ainda nem tenho 16.

Eles querem tirar a moça porque ela desviou dinheiro
pra bancar uns programas e a redução de juros pros empregos.
eles querem tirar a moça que mesmo meio errada, queria o melhor;
e também querem colocar na cadeia com os bandidos de verdade, todos os “menó”.

Sabe moço, na minha escola nem tem aula todo dia
e quando tem aula, falta outra coisa: – sem comida hoje de novo, tia?
eu queria ser médico, queria trabalhar
mas com essa tal de privatização, nem na faculdade vou poder entrar.

Me diz uma coisa moço, 
como eles querem que eu ache errado roubar comida pro almoço,
se lá no Congresso
nada é feito quando eles roubam dinheiro do nosso bolso?

Olha, eu não sei como daqui a 6 meses as coisas vão estar,
mas eu só torço pra esse golpe não rolar
porque se for assim
não vou nem querer mais acordar.

Peter Parker

5 comentários:

  1. Parabéeeeeeeeeeeeeeens! Nossa, você escreve MUITO bem.Adorei, ainda mais pelo grau de dificuldade. Otima forma de retratar a situação do país. Mas enfim, eu consegui notar: cidadania, perenidade (infelizmente), visão ampla da sociedade e quebra TOTAL do lead
    H.machado
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Eu AMEI suas rimas! Elas foram muito originais na minha opinião, e adorei como o seu poema se manteve coeso; eu raramente leio poemas justamente por causa disso, mas o seu ficou tão bom <3 Eu acredito que seu texto tem todas as pontas da estrela, em especial o espírito cívico e evitar o senso comum.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Mostra a triste realidade de forma profunda. Acredito que rompa com o lead, evita definidores primários, exerce a cidadania, tem uma visão ampla da realidade e ultrapassa os limites do cotidiano.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo poema! Ele permite várias reflexões sobre a situação atual do país, garantindo assim, uma visão ampla da realidade e o exercício da cidadania. Acho que você conseguiu transferir muito bem o tema para o formato de poema e ainda fazendo o uso das rimas. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. As rimas deram um ritmo agradável ao poema e a abordagem do assunto pelos sentimentos do menino atingiram a questão psicológica. Acredito que você tenha atingido todas as sete pontas da estrela porém com uma atenção maior à visão ampla da realidade e ao espírito cívico. Ficou muito bom mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir