segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sorte/Revés


Surpreendentemente, houve um tempo em que sequer imaginava-se a existência da sagrada Wi-Fi e dos modernos smartphones. Nessa época, quando meus trocentos tios e tias encontravam-se para aqueles "dias em família", a diversão minha e de meus seis primos dependia dos bons e velhos jogos de tabuleiros – em especial, o Banco Imobiliário.

Como eu sou o mais novo de seis primos, sempre fiquei para banqueiro – essa é uma palavra bonitinha usada para se referir àquele pseudo-jogador que cuida da caixinha de dinheiro, sendo responsável pelo troco e pela entrega dos salários. À primeira vista essa pode parecer uma tarefa sem graça, mas o que poucas pessoas sabem é que o trabalho do banqueiro vai muito além de entregar $200.000 cada vez que um jogador passa pela casa "início". Pra ser sincero, eu mesmo não sabia, mas a partir do momento em que aceitei cuidar do dinheiro, automaticamente concordara também em disciplinar o jogo.

Longa história curta (devo ser sucinto; afinal, há um limite de linhas aqui): meus primos trapaceavam. Nunca entendi o porquê de eles fazerem isso – ora, eles não queriam jogar? Não queriam se divertir? Roubar não é divertido. É algo idiota, estúpido. Desnecessário. Mesmo assim, era eu, o caçula, o responsável por chamar-lhes a atenção, por puxar-lhes a orelha.

Minhas mãos seguravam a caixinha de dinheiro com tamanha força que o contorno dos meus dedos terminou sendo impresso no papelão, porém foi tudo em vão: eu era incapaz de resistir aos pedidos da Ana por "só um dinheirinho pra eu comprar essa propriedade, por favoooor, daqui a pouquinho eu passo pelo início e é só você não me entregar meu salário", e nunca consegui pegar Pedro em flagrante nas vezes em que ele fisgava para si notas da caixa de dinheiro em minhas mãos.

Tudo rolou ladeira abaixo num dia em que Sofia estava se sentindo particularmente estressada (TPM? Nah, ela só tinha dez anos na época) e terminou tendo uma crise de choro após cair numa propriedade de Rafael na qual ele havia construído três hotéis. Meus tios queriam saber o que aconteceu e, em meio à explicação distorcida e confusa dada pelos meus primos, saí como vilão da história e fui proibido de participar das outras rodadas de Banco Imobiliário.

Confesso que até hoje não sei ao certo o que aconteceu naquele dia, mas os jornais que ando lendo por aí me fazem refletir: será que o que fiz poderia ser classificado como um crime de responsabilidade? Fui culpado pelo choro de Sofia? De certa maneira sim, mas também não foram os meus outros primos? E eles não eram até mais culpados do que eu?

Claro que é tolo comparar um jogo de Banco Imobiliário com o governo de um país, entretanto uma lição eu posso tirar disso tudo – é aquele ditado: nada é o que parece.

Cora

3 comentários:

  1. Adorei seu texto, Cora. Bem interessante a comparação da situação atual do país com um jogo de crianças. Você ultrapassou os limites do cotidiano, exerceu a cidadania e teve uma visão ampla da realidade <3

    ResponderExcluir
  2. Achei muito boa a comparação com o Banco Imobiliário, funcionando como um ótimo recurso de intimidade com o leitor, já que o jogo fez parte da infância de alguns de nós. Muito criativo. Ao passo que faz uma comparação ao governo, propondo críticas e reflexões sobre a situação do país, também me permitiu observar como a corrupção pode estar presente no comportamento do homem em diferentes níveis, talvez até trazendo uma questão antropológica a ser discutida, propondo mais algumas reflexões. Além disso, percebo uma visão ampla da realidade, o espírito cívico, rompimento com o lead e com os limites do acontecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Também adorei o texto. Essa metáfora do Banco Imobiliário foi muito boa e criativa, nunca vi nada parecido! Também, como Dante Lemos comentou, percebe-se que a corrupção está sempre em nós, desde pequenos tentamos burlar as regras para conseguirmos o que quisermos. E depois querem falar que os únicos errados são os políticos... Arrisco dizer que rompeu todas as pontas da estrela. Parabéns!

    ResponderExcluir