domingo, 5 de junho de 2016

Todo dia um 7 x 1 diferente


Quer reportagem na TV que dê mais o que falar do que as que falam dele? Não consigo imaginar outra. É delicado falar desse tema quando é o motivo que causa mais brigas, mais discussão e, inclusive, violência entre os brasileiros. E quando tem crise? Sem chances de não estampar a capa do jornal, isso sem contar quandoacontece um protesto da torcida – vale de tudo, até panela e buzina. Toda situação é pretexto para discórdias, atémesmo pedaladas. 

Durante o ano inteiro, é um atacando e o outro defendendo, tem até aqueles que não aceitam a escolha dos demais. O jogo continua e existe quem defenda o moderno e, por outro lado, quem proteja o conservador. Como eu já falei, tudo é razão para rivalidade. Mesmo noBrasil, ele sofre interferência do que acontece no mercado estrangeiro. E como! 

Eu sei, sempre tem um que não dá atenção, não lê sobre a questão, não liga a TV e acaba não tendo o que falar na mesa do bar. No entanto, por um outro ângulo, acho que pode imaginar a quantidade daqueles que se atualizam, veem e gritam ao extremo – os famosos torcedores doentes. 

É conflito dentro e fora de campo – nas ruas e na internet. Quando a penalidade é máxima, tem que ter textão no Facebook. Patrocínio por fora? Textão. O presidente não é competente? Textão. Impedimento? Textão. E vale a pena ler. É difícil acompanhar a mídia de forma consciente quando ela trata do assunto de uma maneira que não é imparcial. Constantemente tem jornalista que ignora a neutralidade dos fatos. 

Eu te garanto que não estou falando de futebol, e sim, do governo. esquerda luta pelo bem-estar coletivo, a direita batalha pelo individual e isso dá briga que chega a dar inveja a qualquer torcida organizada. 

Acho que comecei a concordar que a política virou mesmo um Fla x FluE se é que virou, prefiro me tornar um torcedor fascinado do ilustre América – RJ.

Valentina

13 comentários:

  1. Amei! Criativo demais e muito bem pensado. Parabénsss! Creio que seu texto rompeu com as correntes do lead, ultrapassou o cotidiano, tem perenidade e apresenta uma ampla visão da realidade - ao demonstrar a relação de disputa política, com um leve toque de humor.

    ResponderExcluir
  2. Amei! Criativo demais e muito bem pensado. Parabénsss! Creio que seu texto rompeu com as correntes do lead, ultrapassou o cotidiano, tem perenidade e apresenta uma ampla visão da realidade - ao demonstrar a relação de disputa política, com um leve toque de humor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criatividade do seu texto! Na minha visão, você conseguiu exercer a cidadania, demonstrou uma visão ampla da realidade e rompeu as correntes do lead. Além disso, acredito que a universalidade do texto é algo notável. Gostei bastante das analogias que você utilizou.

    ResponderExcluir
  4. Valentina, gostei muito do texto, um dos mais criativos. É a associação perfeita da nossa política com futebol, é o que mais vimos. Gostei do final "Acho que comecei a concordar que a política virou mesmo um Fla x Flu. E se é que virou, prefiro me tornar um torcedor fascinado do ilustre América – RJ", descreve muito o meu sentimento. Pra mim, você ultrapassou o cotidiano, rompeu com o lead e apresentou uma visão bem ampla da realidade. Parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  5. Seu texto é muito bom. Você usou uma metáfora que eu não esperava que fosse ser usada, foi muito criativa! A frase que mais me chamou atenção foi "isso dá briga que chega a dar inveja a qualquer torcida organizada" por, infelizmente, ser muito real. Sobre as estrelas, você rompeu com o lead, apresentou espírito cívico e uma visão ampla da situação e foi perene. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a forma como você conseguiu tornar esse assunto suave no seu texto, eu consegui ler rápido e rindo das suas comparações com o futebol. Enfim, acho que você ultrapassou os limites do cotidiano, apresentou uma visão ampla da realidade e conseguiu exercer cidadania. Parabéns !

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a forma como você conseguiu tornar esse assunto suave no seu texto, eu consegui ler rápido e rindo das suas comparações com o futebol. Enfim, acho que você ultrapassou os limites do cotidiano, apresentou uma visão ampla da realidade e conseguiu exercer cidadania. Parabéns !

    ResponderExcluir
  8. Seu texto é muito bom. Você usou uma metáfora que eu não esperava que fosse ser usada, foi muito criativa! A frase que mais me chamou atenção foi "isso dá briga que chega a dar inveja a qualquer torcida organizada" por, infelizmente, ser muito real. Sobre as estrelas, você rompeu com o lead, apresentou espírito cívico e uma visão ampla da situação e foi perene. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Seu texto foi muito bom. Essa metáfora foi muito bem usada, pois parece que está falando apenas de futebol até que, no final, mostra que estava falando de política no Brasil. Achei criativo, parabéns! Quando à estrela, vejo que rompeu com o lead, exerceu cidadania, é um texto perene, ultrapassa os limites do cotidiano e apresenta visão ampla da sociedade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Gostei da criatividade e da metáfora utilizada. Entre esse Fla x Flu extremista que estamos vivendo, também prefiro a neutralidade de torcer pelo ilustre América rsrs. Quanto às pontas da estrela, vejo que seu texto quebrou a corrente do LEAD, ultrapassou os limites do cotidiano, exerceu cidadania e apresentou visão ampla da realidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. A referência feita ao governo por meio do futebol, fui muito criativa e já garante uma visão ampla da realidade e o rompimento com os limites do acontecimento. Também percebo perenidade, ruptura com as correntes do lead e o espírito cívico, já que demonstra uma preocupação sobre as rivalidades políticas cultivadas pelos indivíduo na sociedade. Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom! Fico feliz em poder ler um texto que apresente uma ótima metáfora, inclusive muito bem desenvolvida, para falar de política. Além de apresentar uma visão ampla da realidade e exercer a cidadania, o texto também mostra a atuação da sociedade frente aos escândalos políticos, por meio, principalmente, dos 'textões', citados em seu texto.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante a metáfora. Concordo com o que foi dito, que a parte de dar inveja na torcida organizada foi a melhor. Você rompeu com o lead, potencializou os recursos jornalísticos, ultrapassou os limites do cotidiano e exerceu a cidadania.

    ResponderExcluir