segunda-feira, 27 de junho de 2016

O mundo da voltas...


Recordo-me muito bem de como tudo era perfeito. Vivia em bailes de gala, frequentava diversos salões de beleza, preenchia meus armários com perucas das mais variadas cores, provava pratos dos chefs mais requisitados da França, possuía vestidos de pura e fina elegância além de ter aos meus pés uma multidão de súditos. Lembro-me do frescor das flores do jardim e do esplendor do Palácio de Versalhes no qual vivia com meu amado marido Luís XVI.  Naquela época foi fácil adquirir tudo isso e o povo no começo nem desconfiava de que sua querida rainha havia lhes dado um golpe. 

Tudo começou com o meu vício de jogar cartas. O vício era tanto que Luís instalou em nosso palácio um cassino particular para que eu pudesse deitar e rolar sobre minhas apostas. Na inauguração, joguei por trinta e seis horas e perdi nessa brincadeira mais da metade da fortuna real. Obviamente quando me dei conta de que todo esse dinheiro perdido me impediria de comprar mais vestidos e perucas, eu enlouqueci. Culpei meu marido e súditos e tentei achar uma saída, mas a única que Luís havia me oferecido era de que eu teria que vender meus pertences para reabastecer o nosso cofre. Claramente eu que era uma rainha fútil, recusei e decidi que a única saída seria dar um Golpe no meu povo. Porém, precisava convencer meu marido. No começo ele recusou, disse que isso era maluquice e que não podíamos fazer isso com “nossa família” (era assim que ele chamava o povo francês), mas eu não me importava. Eu só conseguia me lembrar dos vestidos, perucas e perfumes que as grifes francesas haviam lançado. No final, ele acabou concordando. Luís também tinha suas vaidades e ele sabia que sem o golpe seria quase impossível ele conseguir sustentar suas manias.

  Maria Antonieta era conhecida por ser uma rainha que seguia a moda e de certa forma isso me ajudava a ter poder político e autoridade sobre a sociedade francesa. Por isso Luís não queria dar o golpe, porque caso fossemos descobertos toda a influência que possuíamos poderia ir por água a baixo. E foi. O povo começou a desconfiar pois não investíamos mais na educação e muito menos na saúde. A população foi ficando cada vez mais pobre e nós da corte real estávamos sempre elegantes, perfumados e com vestimentas novas. As crianças ficavam doentes e acabavam morrendo, as escolas ficavam vazias pois não havia pagamento aos funcionários. O cenário francês era de um verdadeiro caos. Obviamente o povo, que de bobo não tem nada, descobriu nossas tramoias. A revolução foi grande, sentiram tanta raiva de nós que seriam capazes de nos matar. Mas eram espertos e sabiam que a morte seria pouco para nós. E foi nesse momento que nós golpistas levamos o golpe do povo. 

Eles nos enviaram para o Brasil, mas precisamente para o Rio de Janeiro. Tudo bem, aqui nem é tão ruim assim. Porém a situação daqui está ficando parecida com a que vivi na França. A maior parte da população tem pouco e precisa economizar seu dinheiro para poder garantir a comida do dia seguinte enquanto uma minoria (a corte brasileira) esbanja dinheiro e vive no maior luxo. O contraste é grande. E logo logo o povo daqui vai se rebelar diante de tamanha desigualdade e assim como os franceses, darão um golpe nessa minoria.

 Hoje, sou outra Maria Antonieta. Antes era Rainha da França e não precisava trabalhar para manter meus luxos. Hoje sou uma jornalista quase falida que precisa todos os dias escrever crônicas para garantir o alimento do dia seguinte. Hoje eu faço parte da maioria da população brasileira. Hoje eu sou o povo. Hoje eu ajudo o povo a dar um golpe nessa corte brasileira.

Maria Antonieta

4 comentários:

  1. Maria Antonieta, adorei seu texto e sua criatividade. Gostei também como você conseguiu abordar o golpe político, mas sem fazer uma forte referência ao impeachment de Dilma - o que fez sua crônica se diferenciar. Apesar disso, continua extremamente atual e fácil de observarmos semelhança com nossa sociedade. Você potencializou os recursos jornalísticos, deu uma ampla visão da realidade, rompeu com lead, evitou definidores primários, exerceu cidadania e garantiu profundidade e perenidade!

    ResponderExcluir
  2. Olha Maria, seu texto me prendeu. Adorei o jeito que você misturou história, política e espiritualismo, essa interdisciplinariedade me atrai muito nos textos. Não ficou pesado com aquela politicagem cansativa. Acho que você rompeu os recursos do jornalismo e ao colocar esse elemento histórico importante, garantiu perenidade ao seu texto. Ao meu entender você consegue fugir dos definidores primários ao colocar essa jornalista falida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olha Maria, seu texto me prendeu. Adorei o jeito que você misturou história, política e espiritualismo, essa interdisciplinariedade me atrai muito nos textos. Não ficou pesado com aquela politicagem cansativa. Acho que você rompeu os recursos do jornalismo e ao colocar esse elemento histórico importante, garantiu perenidade ao seu texto. Ao meu entender você consegue fugir dos definidores primários ao colocar essa jornalista falida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Você tem uma criatividade e tanto! Gostei dessa mistura de elementos que juntos deram uma história que prende a nossa atenção. Creio que seu texto conseguiu todas as pontas da estrela! E essa crítica implícita no final ajuda a gerar uma reflexão maior. Gostei, parabéns!

    ResponderExcluir